A Bain & Company, empresa especializada em consultoria e gestão com sede nos Estados Unidos e escritório comercial em São Paulo (SP), realizou uma pesquisa no setor de máquinas e equipamentos industriais que levantou informações sobre algumas tendências do segmento.


A pesquisa apontou que uma das principais tendências deste ramo é o foco no desenvolvimento de pacotes de serviços que ofereçam “soluções agrupadas”, ou seja, que reúnam recursos disponibilizados por diferentes áreas, assim como compartilhamento de conhecimento interdisciplinar, supervisão remota e in loco, além de outros.

Máquina como serviço é uma das tendências do setor de máquinas e equipamentos industriais apontadas em um estudo
 

O assunto é de interesse de empresas da cadeia produtiva de plásticos no Brasil e no mundo como, por exemplo, fabricantes de injetoras, extrusoras e/ou máquinas de sopro, além de prestadores de serviços, fornecedores de resinas termoplásticas ou de bioplásticos.


Segundo o estudo, intitulado “Relatório global de máquinas e equipamentos”, uma das principais tendências do setor é a transição do conceito de “além da máquina” para o de “máquina como serviço”. Em conformidade com informações divulgadas pela companhia, estes termos dizem respeito à entrega de soluções totalmente integradas. Isso foi exemplificado no levantamento como sendo o compartilhamento de conhecimento sobre automação industrial, softwares e hardware usados no chão de fábrica entre diferentes áreas da cadeia produtiva, envolvendo também a digitalização de parques fabris.

 

O levantamento também mostrou que a intenção de estabelecer parcerias e/ou consolidar a fusão entre empresas está entre as possíveis estratégias de alguns players do setor de máquinas e equipamentos. Assim, eles visam aumentar a lucratividade de seus negócios, criar novos modelos de negócios e se preparar para um cenário em constante transformação, tendo em vista a transformação digital alinhada com os conceitos de indústria 4.0

 

Uma das informações divulgadas pela empresa, no que diz respeito aos assuntos abordados em seu estudo, é que até 2030 os principais fornecedores de máquinas e equipamentos vão oferecer serviços que consistirão em pacotes de soluções agrupadas como locação de máquinas e equipamentos, comercialização de licenças para uso de software, instalação e manutenção de hardware, entre outros.

 

 

Estratégias para um mercado volátil

 

A pesquisa realizada pela Bain & Company também mostrou que empresas do setor de máquinas e equipamentos estão cada vez mais preocupadas em criar estratégias voltadas para o gerenciamento de crises que possam vir a acontecer devido a mudanças no cenário econômico global causadas, por exemplo, pela pandemia de Covid-19 e pelo conflito entre Ucrânia e Rússia.

 

O estudo também indicou que o ramo passará a direcionar mais investimento para o enfrentamento de situações de contingência. Isso inclui a implantação de sistemas digitais que permitam a análise de processos e produtos por meio de simulação, e/ou que conectem o chão de fábrica com múltiplos departamentos e com plantas industriais situadas em diferentes partes do globo, e também preparo para o gerenciamento de crises em caso de interrupção do fornecimento de suprimentos, escassez de matéria-prima e flutuação de preços.

 

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas aqui.


 

 

Imagem: Freepik

 

 

Mais notícias do setor:

 

Empresas do setor de injeção querem investir em tecnologia e parcerias

 

Companhia prepara para a feira K uma demonstração das possibilidades que a inteligência artificial oferece para os processos de injeção

 

#Bain&Company #Pesquisa #MáquinaseEquipamentos #PI



Mais Notícias PI



Embalagens para fármacos serão tema de seminário

A Honeywell e a Klockner Pentaplast promovem evento gratuito que acontece em Goiás.

19/11/2024


Encontros regionais para capacitação da indústria

Promovido pela VDMA Brasil, com o apoio de diversas instituições ligadas à indústria, o Open Industry Road Show vai percorrer quatro capitais do Brasil, com apresentações sobre tecnologia aplicada à promoção da competitividade na indústria.

19/11/2024


Tampa de PET recebe prêmio por sustentabilidade

A Husky lançou um modelo de tampa feita com 100% de poli(tereftalato de etileno) (PET) e recebeu prêmio em evento internacional do setor de embalagens.

19/11/2024