A partir de 25 de outubro de 2022 a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) vai selecionar projetos voltados para a digitalização de processos produtivos e desenvolvimento de tecnologias para a cadeia de manufatura, que inclui setores como o de transformação de resinas termoplásticas e bioplásticos.
Esta é uma das fases do Programa de Fomento Basic Funding Alliance (BFA), o qual tem como proposta incentivar o estabelecimento de parcerias entre empresas, start ups e instituições de pesquisa e ensino, por exemplo, para a realização de trabalhos centrados na inovação digital na indústria.
Conforme foi divulgado à imprensa, seguindo os critérios estabelecidos para o programa, serão analisados projetos sobre a criação de soluções que abranjam a conectividade do chão de fábrica com ambientes virtuais, inteligência artificial, tecnologias 5G e 6G, sistemas de interface para interação homem-máquina, dispositivos ciberfísicos, cibersegurança, tecnologia quântica, além de outros temas.
De acordo com Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da Embrapii, a realização deste projeto também pode contribuir para o desenvolvimento de soluções digitais em setores além da indústria. “As tecnologias disruptivas podem dar origem a significativas mudanças no padrão produtivo da indústria nacional e revolucionar diversos mercados. Há perspectivas de grande impacto na agricultura, saúde, educação, setor de energia e outras áreas”, complementou.
Também foi divulgado que as instituições responsáveis pelos projetos selecionados poderão receber até 90% do custo de desenvolvimento. Segundo a Embrapii, serão disponibilizados R$ 60 milhões para os projetos.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Freepik
Confira mais notícias:
Tecnologia na coloração de plásticos reciclados
Conceito de “máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais
#Embrapii #InovaçãoDigital #Indústria #PI
Mais Notícias PI
Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.
18/03/2025
Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.
11/03/2025
Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).
06/03/2025