Por Hellen Souza, da redação

 

O propósito de atender com qualidade ao mercado local de frascos plásticos e pré-formas tem feito a Yplastic (Fortaleza, CE) investir fortemente na atualização dos seus processos, tendo como uma das mais recentes iniciativas a aquisição de uma injetora da canadense Husky, capaz de produzir 10 milhões de preformas de politereftalato de etileno) (PET) por mês.

 

Uma das sete empresas do Grupo Telles, a Yplastic tem realizado investimentos estratégicos neste ano, tanto na modernização de sua fábrica em Fortaleza (CE), quanto na contratação de colaboradores para postos diretivos. O foco é o vigoroso mercado de embalagens sopradas das regiões Norte e Nordeste, mais especificamente do Estado do Ceará, que há algum tempo demandava uma fornecedora local de preformas com qualidade assegurada, que agora vai passar a suprir localmente os pequenos e médios consumidores da indústria de bebidas.

 

Ligada aos segmentos de água mineral e aguardente desde a década de 90, a empresa já dispunha de sopradoras das marcas Aoki e Nissei, com injeção e sopro conjugados, as quais atendiam à demanda da clientela externa e também da marca própria do grupo, a Naturágua, que hoje consome 40% da produção de frascos.

 

São fabricados nos equipamentos japoneses garrafões de PET, de 10 e 20 litros, além de garrafas de 315 ml, 500 ml, 1L e 5L para o segmento de bebidas e saneantes. Segmentos como o de cosméticos, medicamentos, higiene e cuidados pessoais, sucos e refrigerantes também são atendidos pela empresa pertencente a um dos mais antigos grupos familiares do Brasil (veja ao final da matéria).

 

Expansão à vista e indústria 4.0

 

A Yplastic investiu recentemente cerca de R$ 12 milhões em melhorias que fazem parte do seu plano de expansão. Parte da quantia foi destinada à aquisição da máquina modelo HyPET, da Husky, com a qual serão cumpridas as audaciosas metas de produtividade estabelecidas, com a fabricação de preformas de 9, 13,5 e 29 gramas.

 

O equipamento possui recursos que são típicos do conceito de indústria 4.0 no setor de plásticos, incluindo hardware, software e um pacote de serviços de monitoramento remoto 24 horas que assegura o uso da capacidade plena da injetora. Reuniões semanais da equipe técnica da Yplastic com especialistas da fabricante canadense dão suporte ao bom desempenho, com uma programação de manutenção estabelecida conjuntamente.

 

Também estão previstos novos investimentos para os próximos anos no valor de U$ 1,5 milhões, visando a ampliar a capacidade de produção da empresa. Eles incluem a compra de uma segunda máquina da Husky, que vai dobrar a capacidade de produção de pré-formas, hoje situada em 10 milhões/mês.

 

Capacitação humana

O sucesso da Yplastic não se baseia apenas no maquinário, mas também na capacitação e estímulo à participação de seus colaboradores, conforme enfatizou Aline Telles Chaves, vice-presidente de Operações do Grupo Telles, ao falar sobre o workshop de transformação digital realizado anualmente e que tem se tornado um celeiro de soluções práticas para os gargalos da indústria: “Ao abrirmos para a participação, notamos que as melhores respostas e as soluções vêm dos jovens colaboradores, especialmente os estudantes do setor de eletroeletrônica e tecnologia da informação”.

 

Aline Telles Chaves: "As respostas vêm dos jovens, e vêm rápido".

 

 

Reciclagem e sustentabilidade

 

A Yplastic está investindo também na produção de embalagens com PET reciclado e até 2025 pretende ser autossustentável, com a produção própria de resinas PET PCR (100% reciclado). Já no primeiro semestre de 2023 deverá ser instalada a nova unidade recicladora da empresa, uma planta piloto com capacidade para produzir de 300 a 500 toneladas/mês de flakes ou pellets. A planta definitiva deverá alcançar a capacidade de 1.200 toneladas/mês.


 

Crescendo mais do que a média

 

Os investimentos da Yplastic têm como meta ultrapassar o crescimento de 15% obtido no ano passado, um percentual três vezes maior que o alcançado pelo setor de embalagens no mesmo período, que girou em torno de 4,6%, segundo o Painel Macroeconômico 2021 da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE). Este ano a Yplastic planeja não só ultrapassar o desempenho do ano passado, mas aumentar ainda mais seu faturamento, saltando dos R$ 15,6 milhões para R$ 40 milhões.


 

Mais sobre a empresa

Com sede em Fortaleza (CE), o Grupo Telles é formado por sete empresas – Agropaulo, Ceará Mirim, Ypetro, Naturágua, Yplastic, Santelisa Embalagens e iPark Complexo Turístico. A história da antiga empresa familiar começou em 1846, com o português Dario Telles de Menezes, produtor de aguardente de cana-de-açúcar na fazenda Ypióca, em Maranguape (CE). A bebida abriu caminho para uma trajetória de sucesso que atravessou cinco gerações.

Em maio de 2012 o Grupo vendeu a Cachaçaria Ypióca para a britânica Diageo, líder no segmento de bebidas alcoólicas destiladas e dona de marcas como Smirnoff, Tanqueray e White Horse. Os 300 milhões de libras obtidos com a transação foram investidos em novos negócios que hoje incluem desde a produção de etanol até a fabricação de embalagens de papelão, com a Santaelisa Embalagens, criada inicialmente para produzir as caixas que embalavam as garrafas de Ypióca. Seguiu-se a criação da Naturágua, marca de água mineral, e então a Yplastic, que atende à demanda interna e também a diversos clientes do setor de bebidas, inclusive a Ypióca.

 

 

Imagens: Yplastic


 

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#Yplastic



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