Está programada para acontecer em 1 e 2 de março de 2023 a 8a edição do Seminário Internacional de Biopolímeros e Compósitos Sustentáveis, evento que é organizado e realizado pelo Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico, situado na cidade espanhola de Valência.
A nova edição do evento dará continuidade a uma sequência de encontros presenciais que foi interrompida em 2020 devido à pandemia de Covid-19, e reunirá pesquisadores e especialistas do ramo de bioplásticos, materiais biocompósitos e da cadeia de transformação de resinas termoplásticas virgens e recicladas.
Em comunicado à imprensa, foi divulgado que o seminário será dividido em quatro sessões, nas quais serão realizadas apresentações sobre diversos temas relacionados à sustentabilidade e à economia circular. Alguns dos assuntos a serem debatidos são os desafios do setor de bioplásticos, oportunidades para esta área, o desenvolvimento de materiais amigáveis ao meio ambiente, normatização de processos produtivos e certificação de polímeros reciclados.
De acordo com os organizadores do evento, a primeira sessão terá como destaque estudos voltados para o setor de bioplásticos, e contará com apresentações e debates a respeito das tendências do ramo, abrangendo ainda a busca por fontes de energia renovável, entre outros tópicos. Para a segunda sessão estão previstas apresentações e debates sobre o futuro da economia circular, incluindo a economia global em geral, e exemplos de aplicações de biopolímeros que foram acompanhadas por histórias de sucesso na indústria de manufatura.
Já as sessões seguintes serão voltadas para discussões sobre a normatização de operações e certificação de materiais, envolvendo temas como a fabricação de embalagens para alimentos e rótulos que sejam mais fáceis de serem processados em plantas de reciclagem, bem como o impacto ambiental dos bioplásticos em ecossistemas, respectivamente. Também está prevista a realização de workshops.
De acordo com informações do instituto, o seminário será patrocinado pelas companhias Wacker, IMCD, Kompuestos, Primebiopolymers, Clariant e Asobiocom.
Mais informações podem ser obtidas no site do Aimplas.
Imagem: Mike Dotta/Shutterstock
Confira mais notícias:
Polímeros e sustentabilidade serão temas de MBA
Flexíveis se transformam em tampas, fechando o ciclo de uso dos plásticos
#Aimplas #Biopolímeros #Seminário #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024