Foi divulgado pela Dassault Systèmes, com matriz na França e escritório regional em São Paulo (SP), que novos recursos digitais indicados para trabalhos no chão de fábrica, incluindo os setores que atuam na transformação de resinas termoplásticas e bioplásticos, serão integrados à sua plataforma 3DEXPERIENCE. Os recursos adicionais consistem em inteligência artificial (Deep Learning, ou “aprendizagem profunda”, em tradução literal), realidade aumentada, inspeção robótica, gêmeos virtuais (digital twins), entre outros.
O aumento do conjunto de ferramentas digitais disponíveis na plataforma desenvolvida pela companhia foi determinado a partir da sua aquisição da Diota, empresa que também está situada na França e que atua no desenvolvimento de software, além de prestação de serviços como, por exemplo, gerenciamento de processos produtivos e assistência técnica.
De acordo com informações fornecidas à imprensa, esta junção também tem como premissa promover o uso de aplicativos em operações industriais. Entre eles estão os da série “Delmia”. Esses aplicativos são recomendados para trabalhos complementares à manufatura em áreas como a indústria aeroespacial e de defesa, de equipamentos industriais, transporte e mobilidade, bem como em outros segmentos. Isso pode ser consultado junto à empresa.
No que tange aos recursos voltados para a construção de versões digitais de plantas fabris, a Dassault Systèmes informou que os clientes poderão fazer uso de maquetes virtuais, e ainda poderão combinar simulações de processos e fazer a coleta de dados.
Interessados nos recursos adicionais podem obter mais informações pelo link: https://www.3ds.com/products-services/delmia/
Imagem: Dassault Systèmes/Diota
Leia também:
Impressão 3D de metais em escala industrial
Fábrica virtual de poliuretano adota a tecnologia do metaverso
#PlataformaDigital #DassaultSystèmes #Indústria40 #PI
Mais Notícias PI
Promovido pela VDMA Brasil, com o apoio de diversas instituições ligadas à indústria, o Open Industry Road Show vai percorrer quatro capitais do Brasil, com apresentações sobre tecnologia aplicada à promoção da competitividade na indústria.
19/11/2024
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
01/11/2024