A Colorfix (Colombo, PR) divulgou informações sobre o seu aditivo recém-lançado Revora Bio HP, que pode melhorar algumas das propriedades do biopolímero termoplástico poli(ácido láctico) (PLA), material obtido a partir do amido de culturas como milho, cana-de-açúcar e beterraba, por exemplo.

 

O aditivo foi utilizado em aplicações que fizeram parte de estudos realizados pela companhia, o que envolveu a busca pela melhoria de propriedades de biopolímeros visando à substituição de resinas termoplásticas virgens por materiais desse tipo.  

 

Entre os dados fornecidos à imprensa, está a informação de que a adição de 10% de aditivo à formulação do poli(ácido láctico) (PLA) faz com que o biopolímero obtenha propriedades bem próximas às do polipropileno (PP) virgem.

 

De acordo com a empresa, a partir dos estudos realizados, foi constatado que o PLA que recebeu o aditivo obteve ganho de mais de 900% em alongamento, bem como apresentou aumento de 55% da resistência a impacto, em comparação com o polipropileno (PP). Outras informações são mostradas nos gráficos.

 

O Revora Bio HP, segundo Francielo Fardo, diretor superintendente da Colorfix, é um aditivo que “busca aproximar o uso do PLA ao das poliolefinas, buscando simplificar a aplicação do PLA em projetos sustentáveis”. Ele complementou dizendo que “com isso, conseguimos aplicar o PLA no processo de sopro, para a fabricação de utilidades domésticas e filmes, o que seria impossível no caso do PLA virgem”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3675-5300.

 

 

Gráficos: Colorfix 

 

 

Leia também:

 

Bioplásticos em embalagens de refrigerantes

 

Em discussão, um futuro sustentável para os plásticos

 

#Aditivo #PLA #Colorfix #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Emirates Biotech vai construir a maior planta de PLA do mundo

Unidade de produção do bioplástico PLA nos Emirados Árabes começa a ser construída este ano e deverá entrar em operação em 2028.

18/02/2025


Percepção do consumidor sobre embalagens em bioplásticos é tema de pesquisa

Pesquisadora da UFSCar conduz estudo sobre embalagens plásticas e aborda questões relacionadas ao uso de bioplásticos na fabricação de versões flexíveis e rígidas. A percepção do consumidor e os fatores tecnológicos e mercadológicos serão mapeados por meio de uma enquete disponível em formulário eletrônico aberto ao público.

18/02/2025


Biofilmes compostáveis para agricultura são tema de projeto

Pesquisas coordenadas pelo instituto espanhol AImplas visam ao desenvolvimento de biofilmes compostáveis que serão usados no cultivo de cogumelos.

28/01/2025