Um relatório recente da Confederação Nacional da Indústria revelou que o Brasil avançou três posições no Índice Global de Inovação (IGI) em relação ao mesmo período do ano passado, encontrando-se agora entre as 54 nações que mais inovam industrialmente. Pode parecer pouco, mas uma análise mais detalhada concluiu que o avanço na colocação se deu em um período de redução dos investimentos, ou seja: inovou-se mais, mas com menos recursos. Pode-se dizer que é com esse espírito que muitas empresas estão atentas à evolução da tecnologia para a indústria de plásticos, e muitas delas enviarão representantes para conferir de perto uma feira que é referência mundial neste quesito: a K 2022.

 

O maior evento do setor de plásticos, que comemora 70 anos, acontece no final de outubro e promete ser um sopro de vitalidade para o circuito, apresentando alguns resultados do trabalho efetuado nos recentes tempos de isolamento pelas empresas desenvolvedoras de maquinário, matéria-prima e serviços relacionados.

 

A feira passou praticamente incólume pelo período crítico de pandemia, tendo em vista que sua última edição foi em 2019, imediatamente antes da eclosão da Covid-19. Assim, as suas atrações têm uma relação direta com as condições de mercado que se estabeleceram no pós-pandemia, determinadas por gargalos no abastecimento de matéria-prima e pela crise energética em solo europeu decorrente do conflito entre Ucrânia e Rússia.

 

Parte do que poderá ser visto no evento está na cobertura prévia que apresentamos a partir da página 26 da edição Setembro/Outubro da Plástico Industrial, disponível em formato digital e impresso. A matéria traz detalhes sobre desenvolvedores de maquinário, matéria-prima e sistemas auxiliares empenhados em corresponder à grande expectativa da indústria de transformação: mais do que nunca, produzir usando recursos com racionalidade e com respeito ao meio ambiente.

 

Esses esforços passam por temas bastante familiares, tais como economia circular e digitalização da produção. Esperamos que cada leitor, visitante ou não, possa se informar e se inspirar no conteúdo compilado nesta edição para criar as soluções locais que o nosso mercado demanda. A cobertura da feira, no entanto, prossegue em nosso site, onde serão feitas atualizações constantes do que se passa no evento. Convidamos todos a visitar periodicamente o nosso hub de notícias sobre a feira K 2022.

 

Um bom evento a todos!

 

Hellen C. O. Souza

Diretora de redação

hellen.souza@arandaeditora.com.br



Mais Notícias PI



Um ano novo e promissor

Iniciativas internas de estímulo à indústria somadas à necessidade de autossuficiência devido ao cenário das guerras são fatores que poderão estimular o desenvolvimento da indústria em 2024.

30/01/2024


Indústria e pesquisa aplicada: um caminho para recuperar a produtividade

A queda da produtividade da indústria pode estar associada ao investimento insuficiente em maquinário, mas o diálogo com instituições de pesquisa também é um caminho para recuperá-la.

10/11/2023


Vai passar

Atual momento é delicado para o setor de reciclagem de resinas, mas o fato de ser um importante elo do conceito de economia circular pode ser a chave para que ele emerja fortalecido da crise.

11/08/2023