A Venator (Wynyard, Reino Unido), representada no Brasil pela Colornet (São Paulo, SP), desenvolveu e vai divulgar durante a feira K uma linha de pigmentos para a indústria de plásticos que possuem capacidade de reflexão solar. Após temperaturas recordes em toda a Europa durante o verão deste ano, a empresa optou por destacar na feira o seu portfólio de pigmentos que refletem raios infravermelhos, a linha mais abrangente para formuladores de compostos que desejam melhorar a estabilidade térmica e a durabilidade dos materiais plásticos.
Os pigmentos e aditivos desenvolvidos pela Venator são usados na formulação de compostos destinados à fabricação de itens plásticos que vão desde móveis e embalagens de alimentos até interiores de automóveis e materiais de construção. A linha de refletivos solares é composta pelas seguintes famílias de produtos:
Altiris (foto) - pigmentos de dióxido de titânio (TiO2) usados para melhorar a durabilidade dos plásticos e evitar deformações e descoloração causadas pelo sol em plásticos brancos, brilhantes e de cores claras. Uma série especial é destinada à proteção de cores médias a escuras.
Pigmentos inorgânicos complexos, incluindo os recomendados para aplicações de alto desempenho (Colourplex) que abrangem as cores azul, turquesa e verde à base de cobalto, além de pigmentos castanhos à base de ferro. Também estão nesta categoria os produtos das linhas Reflect, à base de óxidos metálicos com propriedades máximas de refletância capazes de reduzir a temperatura dos itens expostos à luz solar, e a linha Solaplex, portfólio de pigmentos brilhantes altamente refletivos que oferecem maior luminosidade no espectro amarelo a laranja e são uma alternativa de alto desempenho a formulações baseadas em cádmio e chumbo-cromo.
Jörg Hocken, gerente global de aplicações da Venator, comentou: “Com temperaturas recordes neste verão, os produtores de plásticos em todo o mundo agora precisam pensar seriamente sobre a integração de pigmentos refletivos solares em suas formulações como padrão. À medida que todos fazemos mudanças para ajudar a combater o aumento das temperaturas globais, essa decisão pode fazer uma enorme diferença na longevidade dos produtos plásticos usados em uma variedade de aplicações”.
A empresa também vai apresentar na feira as suas demais linhas de pigmentos e estará localizada no Hall 8A, estande K31.
Foto: Venator
Leia também:
Aditivo para biopolímeros chega ao mercado
Aditivos para os plásticos nos carros elétricos
#pigmentos
#Venator
Mais Notícias PI
O Centro Técnico da Chen Hsong, em sua fábrica em SP, é um espaço dedicado a treinamentos sobre operação e manutenção de injetoras, e também sobre plásticos. A empresa oferece treinamentos on-line para a América Latina.
01/04/2025
A consultoria passou a dispor de uma plataforma com dados e análises da indústria de plásticos, de reciclagem e petroquímica.
01/04/2025
Seguem abertas as inscrições para um curso que terá a estrutura e as propriedades de polímeros como temas principais, com início em 7 de maio.
01/04/2025