Adalberto Rezende, da redação
As precauções com moldes após a sua fabricação e após receberem acabamento de polimento e/ou texturização consistem em, por exemplo, proteger superfícies com acabamento fino contra o impacto de cavacos, choque com outras peças e/ou contra a ação de intempéries típicas do chão de fábrica, assim como evitar a entrada de sujidades em canais e orifícios.
Tampas elásticas feitas de látex e materiais poliméricos, que também são indicadas para a proteção de peças usinadas, tais como componentes e acessórios para a montagem de moldes, já estão sendo fabricadas no Brasil. Trata-se de capas que têm aparência similar à de bexigas, as quais são desenvolvidas pela Capflex, empresa que tem escritório comercial situado em São Paulo (SP) e unidade fabril em Ribeirão Preto (SP).
Essas tampas são comercializadas em versões com diferentes dimensões e cores, as quais podem ser feitas sob encomenda. Elas apresentam alta resistência ao rasgamento e à ação de agentes químicos, além de resistência à radiação ultravioleta (UV), sendo também recomendadas para a proteção de peças em operações de logística.
Em entrevista concedida à Plástico Industrial, Sérgio Morales Antelo Filho, gerente geral da companhia, comentou que as tampas elásticas protetivas proporcionam um fechamento hermético devido à sua aba que tem boa elasticidade. Ele também mencionou que os produtos não sofrem deformação, mesmo se forem submetidos a seguidos esticamentos.
No que tange às cores das tampas, o executivo disse que “é comum os clientes optarem por colorações que façam com que as tampas se destaquem, que chamem a atenção. Eles podem escolher as cores de acordo com suas normas de segurança e em conformidade com a identidade visual da empresa, por exemplo”.
Consultoria e serviços voltados para o desenvolvimento e aplicação de tampas protetivas no setor de transformação de resinas termoplásticas, bem como treinamento, são oferecidos pela empresa. Os produtos foram divulgados na 11ª edição da Tubotech – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes –, realizada em outubro na capital paulista.
Expectativas para 2023
De acordo com informações da Capflex, as tampas elásticas podem ser usadas para a proteção de componentes de ferramental, peças usinadas, extremidades de barras e tubos, peças de motores, entre outros tipos de aplicação. Sérgio comentou que os planos da companhia para o próximo ano incluem a “formação de parcerias e a condução de trabalhos nas áreas de óleo e gás, agronegócio e veterinária”. Ele também comentou que a empresa já está desenvolvendo protótipos de tampas para outros setores.
O contato com a Capflex pode ser feito pelos e-mails morales@cutting.com.br e cassio@cutting.com.br.
Imagem: Capflex
Mais notícias do setor:
Polipropileno: mercado nacional e tendências
Política industrial para os produtos médicos
#Capflex #TampasElásticas #Moldes #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A Honeywell e a Klockner Pentaplast promovem evento gratuito que acontece em Goiás.
19/11/2024
Promovido pela VDMA Brasil, com o apoio de diversas instituições ligadas à indústria, o Open Industry Road Show vai percorrer quatro capitais do Brasil, com apresentações sobre tecnologia aplicada à promoção da competitividade na indústria.
19/11/2024
A Husky lançou um modelo de tampa feita com 100% de poli(tereftalato de etileno) (PET) e recebeu prêmio em evento internacional do setor de embalagens.
19/11/2024