por Esteban Sagel e Flávio Silva*


 

A análise desta semana abrange o mercado norte-americano de polietileno (PE). A partir da parceria da Ohxide com a consultoria ChemPMC, dos Estados Unidos, é possível ter uma visão aprofundada do que ocorre na região, sempre com informações precisas do mercado de resinas plásticas. Isso é muito importante, pois nosso mercado local é muito atrelado ao mercado norte-americano e sofremos impactos diretos de ações que ocorrem nos Estados Unidos.


 

Este primeiro gráfico traz uma análise de preço do polietileno nos Estados Unidos. A linha azul mostra o histórico do preço contrato para o polietileno de alta densidade (PEAD) e a linha laranja mostra o preço spot doméstico. Desde o pico observado em meados do ano passado, os preços vêm caindo, porém terminarão o ano de 2022 nos maiores patamares da última década. Os preços estão em cents por libra (ou pounds - cts/lb) (para converter para dólar por tonelada basta multiplicar por 22,04)

 


Fonte: ChemPMC


 

Pelo lado dos custos, o comportamento é semelhante. Com redução desde último pico e em patamares maiores que na última década. O gráfico abaixo mostra o histórico do cash cost (custo de produção) local de uma planta de PEAD integrada com um craquer de base etano, também em cents por libra.

 


Fonte: ChemPMC


 

Então, quando se analisam as margens locais, verifica-se que estão agora nos níveis médios dos últimos anos. A questão é como devem se comportar nos próximos períodos. Isso vai depender de como os produtores locais, nos Estados Unidos, conseguirão direcionar suas exportações e assim manter equilibrado o mercado interno norte-americano, evitando queda nas margens pelo excesso de oferta.


Fonte: ChemPMC


 

E é justamente esta necessidade de exportação dos produtores norte-americanos para manter suas margens locais saudáveis, assim como sua taxa operacional, que pode trazer benefícios ao mercado brasileiro de transformação. O preço médio de exportação norte-americano ainda está mais alto do que os preços asiáticos, como pode ser visto no próximo gráfico (neste caso considerou-se o polietileno linear de baixa densidade (PELBD). A linha azul mostra o histórico do preço contrato para o PELBD, e a linha laranja mostra o preço spot doméstico, enquanto a linha cinza indica o preço de custo e frete da China, todos na mesma base de comparação que é free on board praticado no porto de Houston (FOB Houston).

 

Fonte: ChemPMC e ChemOrbis (Preço Ásia)

 

Fica nítida uma diferença de cerca de cts/lb 15 (aproximadamente US$/t 331) a favor do preço asiático. Logo, para encontrar mercado nas américas (Latina e Central) estes produtores terão de baixar seus preços, criando uma oportunidade de maior competição local para todo o setor de transformação de plásticos no País.

 

O ano de 2023 se apresenta com perspectivas de queda nas margens das empresas petroquímicas, com boas oportunidades para o setor de terceira geração, que são as indústrias de transformação. Na próxima edição desta coluna quinzenal traremos uma análise semelhante para o polipropileno (PP).


 

*Flávio Silva é sócio-diretor da Ohxide Consultoria (Rio de Janeiro, RJ e Paulínia, SP).

*Esteban Sagel é diretor da ChemPMC chempmc.com (Houston, EUA).

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Polietileno: mercado nacional e tendência para o próximo ano

 

Polipropileno: mercado nacional e tendências

 

 

 



Mais Notícias PI



Ohxide lança plataforma de dados do setor de plásticos

A consultoria passou a dispor de uma plataforma com dados e análises da indústria de plásticos, de reciclagem e petroquímica.

01/04/2025


Radici inaugura nova fábrica em São Roque

A desenvolvedora de compostos de poliamida de origem italiana mudou as suas instalações de Araçariguama para São Roque (ambas cidades paulistas, inaugurando uma nova fase das atividades da empresa no Brasil.

21/03/2025


O que esperar das medidas antidumping contra importações de polietileno

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou uma investigação de dumping voltada para as importações de polietileno (PE) dos Estados Unidos e do Canadá. A pertinência desta ação e as suas possíveis consequências sobre o mercado são objetos desta análise.

19/11/2024