A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou o documento “Prática Recomendada 2030 – Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações”.
O documento consiste em uma norma técnica que tem como premissa alinhar conceitos da governança ambiental, social e corporativa (do termo em inglês Environmental, social, and corporate governance – ESG), trazendo orientações para a sua instauração no dia a dia do setor metalmecânico, o que abrange, por exemplo, empresas do setor de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, perfis e tubos metálicos.
Este documento, cuja elaboração foi liderada pela ABNT – Comissão de Estudo Especial de Environmental, Social and Governance (ESG) (ABNT/CEE-256) – na Organização Internacional de Normalização (ISO), reúne informações sobre os critérios para a implementação das práticas, bem como aborda a relevância da execução de cada etapa do processo, incluindo políticas alinhadas aos conceitos de sustentabilidade, economia circular, entre outros.
A nova norma, segundo informações fornecidas à imprensa, é recomendada para diversos tipos de empresas, instituições e/ou organizações, independentemente se têm atuação nos setores público ou privado. Mario William Esper, presidente da ABNT, comentou mais sobre este assunto: “é um guia para que empresas no mundo inteiro possam padronizar processos no que diz respeito a aspectos de administração e gestão corporativa, em que questões como o impacto de uma empresa na sociedade, no meio ambiente ou sua relação com seus próprios funcionários são levados em consideração na tomada de decisões e geração de valor”.
Interessados no documento poderão saber mais pelo link https://www.abntcatalogo.com.br.
Mais informações podem ser obtidas no site da ABNT.
Imagem: Freepik
Leia também:
Estímulo à eficiência energética nas pequenas indústrias paulistas
Guia de eficiência energética para a indústria
#ABNT #ESG #ISO #CCM
Mais Notícias PI
Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.
21/10/2024
O PotencializEE já conta com a participação de mais de 1.100 pequenas e médias indústrias do Estado de São Paulo.
20/11/2023
Um consórcio formado entre a ArcelorMittal e a Fiemg tem como premissa a criação do Centro CIT/Senai de Descarbonização Industrial.
06/11/2023