Levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast) mostrou que houve aumento de cerca de 5,5% das vendas de produtos plásticos fornecidos pelos seus associados em 2022 em comparação a 2021.
De acordo com a instituição, observando separadamente o desempenho de cada setor, o segmento que apresentou maior crescimento de vendas, de aproximadamente 13,3% entre o ano passado e o anterior, foi o de produtos feitos com polipropileno biorientado+poliéster biorientado (BOPP+BOPET).
O segundo lugar do ranking ficou para o ramo de resinas commodities, que apresentou alta de 4,7% de suas vendas nos dois últimos anos. Em se tratando do segmento de plásticos de engenharia, as vendas feitas no ano passado tiveram aumento de 0,6%, as quais praticamente se igualaram às observadas em 2021.
Laercio Gonçalves, presidente da Adirplast, comentou mais sobre este assunto: “no que diz respeito às vendas de todos os produtos com que nossos associados trabalham, e isso inclui filmes, plásticos de engenharia e resinas commodities, chegamos a um montante de 247.008 toneladas em 2022. É claro que isso não reflete o desempenho dos mercados individualmente, mas mesmo assim nos aponta uma melhora”.
Já Ricardo Mason, da Fortymil, comentou sobre o desempenho do ramo de resinas commodities, que, segundo ele, teve grande impulso na comercialização de poliestireno (PS), área que, isoladamente, teve alta de 16% em relação a 2021: “no caso das poliolefinas, os volumes se mantiveram praticamente estáveis, o que é bastante coerente com o que estamos vendo no mercado”.
Para 2023, na visão de Laercio Gonçalves, algumas das diretrizes a serem seguidas são, “seguir trabalhando e fazendo o nosso melhor. Se manter informado e se preparar para enfrentar os problemas, que são tarefas importantes para qualquer empresário”.
No site da Adirplast podem ser obtidas mais informações.
Imagem: Pixabay
Confira mais conteúdo:
Tecnologia e confiança no mercado brasileiro
Como exportar produtos em 2023
#Adirplast #AltadasVendas #Pesquisa #PI
Mais Notícias PI
Estudo mostrou que a Europa absorveu 17% da demanda mundial por polímeros em 2023, onde foram distribuídas mais de 4 milhões de toneladas.
19/11/2024
Estudo da Plastics Europe aponta queda na produção de plásticos no continente europeu, com retração também da produção de reciclados. Os dados preocupam e podem comprometer a transição da cadeia para a economia circular.
19/11/2024
Fabricante de filmes de poliéster de alto desempenho terá suas operações integradas às do grupo peruano de embalagens flexíveis.
12/11/2024