A Clariter, empresa global dedicada à reciclagem química de resíduos plásticos, anunciou o desenvolvimento de uma linha de solventes ultrapuros, em parceria com a TotalEnergies Fluids, uma divisão do grupo belga TotalEnergies.

 

Os solventes ultrapuros são usados nos mercados farmacêutico, de cosméticos e outros altamente exigentes, que demandam produtos seguros, incolores, inodoros e insípidos que atendam a altos critérios de pureza.

 

O sucesso do projeto é resultado de uma colaboração de 18 meses entre a Clariter e a TotalEnergies Fluids em pesquisa e desenvolvimento. A Clariter utilizou a sua tecnologia proprietária inovadora de upcycling para transformar resíduos plásticos em solventes, ceras e óleos sustentáveis e de alta qualidade, enquanto a TotalEnergies Fluids converteu os materiais reciclados em solventes de altíssima pureza usando sua tecnologia Hydro-De-Aromatization (HDA) .

 

 

"Desenvolver produtos de alta qualidade a partir de resíduos plásticos é um triunfo para nosso trabalho conjunto de P&D", comentou Daria Frączak, diretora científica da Clariter. Já Didier Ribault, diretor de desenvolvimento de negócios de fluidos da TotalEnergies destacou a importância do projeto com relação à melhor destinação dos resíduos plásticos: “Esta nova tecnologia abre um amplo campo de soluções para ajudar nossos clientes industriais a descarbonizar sua indústria e se integra totalmente à nossa meta de comercializar 30% de solventes com baixo teor de carbono até 2030”.

 

 

 

Foto: TotalEnergies

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

 

Compostos com fibra de carbono poderão ser reciclados

 

Reciclagem de PMMA: um caminho de oportunidades

 

 

#Clariter

#TotalEnergies



Mais Notícias PI



Índice de reciclagem mecânica de embalagens foi de 24,3% em 2023

A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.

12/11/2024


Reciclagem de PET na Europa: o desafio da fiscalização bate à porta.

A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.

04/11/2024


Reciclagem de A a Z. Novo livro chega ao mercado.

A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.

04/11/2024