A produção mensal de tubos de aço aumentou em 105,2% no parque fabril do Grupo Açotubo, com matriz em Guarulhos (SP), a partir da implantação de um sistema de monitoramento e análise de dados provenientes do fluxo de trabalho realizado em suas linhas de produção.

 

A companhia passou a utilizar o software Syneco, fornecido pela SKA, com unidade comercial em São Paulo (SP), para monitorar os processos produtivos realizados em três de suas sete plantas industriais, um investimento de, até agora, R$ 600 mil, mas que pode chegar a R$ 1 milhão, de acordo com o grupo fornecedor de tubos metálicos.

 

Grupo Açotubo investe em automatização de seus processos produtivos e consegue aumentar sua produção em mais de 100%

Em comunicado à imprensa, foi informado que uma das contribuições proporcionadas pela implantação do sistema de monitoramento do fluxo de produção em algumas das plantas fabris do Grupo Açotubo foi a redução do tempo ocioso do maquinário. Luiz Felipe Silva, supervisor de planejamento do grupo, comentou que, “a tecnologia foi implementada para apontar onde estão os fatores de improdutividade e como reduzir os custos a partir do índice chamado OEE, que mede a eficiência dos equipamentos. Assim, conseguimos verificar qual é a máquina que está em operação, o produto e até o período de  maior ociosidade”.

 

Ainda de acordo com a companhia, a análise de dados provenientes de processos produtivos e a otimização do tempo de parada das máquinas, entre outros fatores, contribuíram para que a quantidade de itens produzidos mensalmente passasse de 9,5 mil para 19,5 mil. 

 

Implantar o sistema em outras unidades, e marketplaces, visando aumentar as vendas de tubos mecânicos, tubos condutores e conexões, além de outros produtos, tais como barras metálicas, também está nos planos do Grupo Açotubo. “Além da matriz, a tecnologia está sendo implantada nas plantas de Canoas (RS) e, depois, no Paraná e em Minas Gerais. No futuro, pretendemos mensurar e acompanhar todo o nosso maquinário”, concluiu Luiz Felipe.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2413-2000 e 0800-510-2900.

 

 

Imagem: Grupo Açotubo/Divulgação



Mais notícias do setor:

 

IoT aplicada aos processos de soldagem

Linha de prensas produzirá 2 mil peças por minuto

Tubos de aço feitos na Europa serão usados em operações offshore no Brasil

 

#GrupoAçotubo #SKA #Software #CCM



Mais Notícias PI



Relatório anual da Trumpf aponta queda nas vendas e na entrada de pedidos

O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.

18/11/2024


Sergomel investe na produção de implementos agrícolas

Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.

18/11/2024


Senai do Paraná promove curso de fabricação mecânica

Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.

18/11/2024