Adalberto Rezende, da redação
O uso de ferramentas digitais que possibilitam a realização de simulações de processos industriais como a soldagem proporciona vantagens para empresas do setor metalmecânico que pretendem otimizar seus processos produtivos, o que é uma das premissas para reduzir custos e uma das diretrizes para se aproximar dos conceitos da indústria 4.0.
Além do ambiente industrial, o meio acadêmico também pode fazer uso de softwares voltados para a execução de ensaios virtuais de operações típicas do chão de fábrica, incluindo não só a soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos, mas também simulações de processos de corte, estampagem e conformação, bem como usinagem, de metais.
Fig. 1 – Captura de tela de uma simulação de soldagem feita com o software Simufact Welding, da Hexagon, que envolveu análise do surgimento de pontos de tensão residual na união de chapas.
Atualmente, há softwares que tornam possível a realização de simulações e análises desses e de outros processos em um único conjunto, ou seja, é possível cruzar dados provenientes de diferentes tipos de simulações em um único processo. Isso facilita a análise de dados e a reboque contribui para o estabelecimento de uma boa comunicação entre diferentes departamentos.
Um exemplo é o software para simulação de soldagem Simufact Welding, pertencente ao portfólio da Hexagon, com matriz na Suécia e escritório comercial em São Paulo (SP). Recentemente, a empresa divulgou alguns dos recursos atualizados desse programa, tais como ferramentas que possibilitam a otimização da sequência de processos de união de peças metálicas.
Essas e outras ferramentas do software têm como função facilitar a detecção de eventuais anomalias recorrentes no processo de soldagem, tais como o surgimento de tensões residuais que podem levar à ocorrência de distorções em áreas soldadas de chapas e tubos, por exemplo (figuras 1 e 2). Além disso, as informações obtidas por simulação de soldagem podem ser utilizadas na simulação de outros processos aos quais serão submetidas as peças soldadas.
Fig. 2 – Captura de tela de uma simulação de soldagem que envolveu a criação de malhas para análise de eventuais distorções que possam surgir em áreas de tubos soldados.
De acordo com informações fornecidas por Marcela Vieira, engenheira de materiais e de soldagem da Hexagon no Brasil, à Corte e Conformação de Metais, entre os recursos atualizados do software mencionado anteriormente estão ferramentas que permitem o cruzamento de informações provenientes de simulações distintas: “o maior diferencial do Simufact Welding é a sua capacidade de encadeamento de soluções. Por exemplo, é possível trazer os resultados de um processo de conformação mecânica para o programa e, posteriormente, transferir os dados para outra simulação de, por exemplo, análise de fadiga e análise estrutural de peças metálicas”, comentou.
Licença para uso do software
O software é recomendado para a realização de simulações de soldagem a arco elétrico, soldagem com ou sem fixação, assim como solda a ponto, entre outros. Marcela também mencionou alguns tipos de licenças para uso do software fornecidas pela companhia: “contamos com o MSC One, que consiste em ‘tokens’ para a utilização do software, sendo possível o acesso de mais de uma solução, dependendo do número de tokens que nosso cliente adquirir. Existe também a modalidade de licença perpétua e ‘leasing’”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3146-0278 e pelo e-mail marcela.vieira@hexagon.com.
Imagens: Hexagon
Conteúdo relacionado:
Mais recursos para o projeto de estampos
Transformação digital via processos robotizados
Inteligência artificial no pré-processamento de chapas
#Hexagon #SimufactWelding #Soldagem #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias PI
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
A ABM e a Editora Blucher lançaram um livro que tem a siderurgia como tema principal, mas que também aborda a produção de aços planos e longos, além de otimização de processos produtivos.
31/10/2024
Fabricante de implementos rodoviários sediada em Itaquaquecetuba (SP) adquiriu a catarinense Sthall Master e investiu em maquinário para corte a laser e dobradeiras, visando aumentar a produção e passar a fornecer conjuntos mais completos de componentes. Aumentar exportações também faz parte dos planos da companhia.
30/10/2024