Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Uma plataforma digital aberta que reúne ferramentas para a coleta e o compartilhamento em tempo real de dados provenientes de processos produtivos, e que conta com recursos especialmente pensados para empresas que trabalham com manufatura aditiva (impressão 3D), acaba de ser lançada pela Hexagon AB, com matriz na Suécia e escritório comercial em São Paulo (SP).

 

Trata-se da plataforma Nexus, a qual possui diversas ferramentas projetadas para o monitoramento de processos de metrologia de peças e componentes metálicos, análise de materiais, o que inclui bibliotecas digitais para o armazenamento de dados sobre as propriedades de metais, bem como para a formulação de materiais. Sobre esse último recurso, a empresa informou que é possível calcular o percentual de diferentes matérias-primas que serão usadas na fabricação de lotes sob encomenda, por exemplo.

 

Captura de tela da plataforma digital Nexus, desenvolvida pela Hexagon. Na imagem, uma área específica para a análise de dados provenientes de processos de manufatura aditiva (impressão 3D), que é um dos principais recursos da plataforma. Imagem: Hexagon/Nexus. 

 

 

No que tange às ferramentas específicas para trabalhos de impressão 3D, a plataforma dispõe de recursos que abrangem a sincronicidade de informações provenientes de processos paralelos com os dados obtidos a partir da realização de processos de manufatura aditiva, de forma que possa ser construído um passo a passo que servirá de guia para operações futuras.

 

Além disso, há recursos no novo ambiente virtual que permitem a comunicação em tempo real entre diferentes departamentos de um parque fabril e também entre unidades remotas, e há canais dedicados ao compartilhamento de dados com stakeholders e com redes de fornecedores, entre outros.

 

De acordo com informações da companhia, a Nexus tem como premissa proporcionar aos clientes o acesso a recursos que podem contribuir para a otimização de processos produtivos na indústria de manufatura, o que abrange o setor de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos.

 

Ainda de acordo com a Hexagon, os usuários da plataforma terão acesso a informações sobre a atualização de ferramentas, treinamento e poderão contar com suporte técnico.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações, e também pelo telefone (11) 5525-6000.




Leia também:

 

Schuler e Autoform anunciam colaboração em tecnologias digitais

 

Uso de software CAD 3D no desenvolvimento de ferramenta de dobra

 

#Nexus #Hexagon #Indústria40 #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias PI



Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


IA é recurso principal em novo sistema de controle de robôs industriais

Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

30/10/2024


Eficiência energética movida a dados

Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.

21/10/2024