A norueguesa Tomra desenvolveu o novo Innosort Flake, um equipamento para seleção de flakes de PET capaz de analisar diversas cores e tipos de contaminantes com altos índices de confiança.
A máquina detecta simultaneamente fragmentos de material por cor e por tipo de polímero. A tecnologia óptica denominada Flying Beam, própria da companhia, possui alta capacidade de resolução, permitindo o reconhecimento de partículas de 2 mm de diâmetro e a remoção de pequenos fragmentos de contaminantes, tais como flakes de PVC, transparentes ou opacos, e de materiais metálicos, reduzindo a taxa de perda de flakes bons de PET.
Segundo informações da Tomra, o Innosort Flake pode atingir a capacidade produtiva de 4,5 toneladas/hora. No site da empresa ainda é possível baixar gratuitamente o e-book “The viability of using 100% recycled plastics” (ou “A viabilidade de usar plásticos 100% reciclados”, em português), que trata da viabilidade técnica e econômica da aplicação de materiais reciclados, bem como das oportunidades comerciais para os fabricantes de produtos com este tipo de material.
#flakes #resinapet #pvc #ebookreciclagem
Mais Notícias PI
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024