Trazer tecnologias digitais para soldagem ao mercado brasileiro, tais como um simulador de processos que conta com recursos de realidade aumentada, é um dos planos da austríaca Fronius, com filial brasileira em São Bernardo do Campo (SP).
A comercialização de tochas e de soluções digitais para soldagem no País faz parte de um plano de expansão que, segundo a companhia, contará com aporte financeiro de mais de 200 milhões de euros. Algumas das tecnologias digitais estão previstas para chegar ao Brasil este ano.
Uma delas é a plataforma Welducation Campus, que vai operar integrada ao simulador de soldagem, além do software para treinamento WeldCube Navigator. Esses recursos vão proporcionar aos usuários o acesso a um ambiente virtual pelo uso de óculos de realidade aumentada, no qual poderão ser realizados exercícios práticos de soldagem, a partir dos quais serão gerados dados que servirão para a construção de treinamentos e de material didático.
Claudio Sá, diretor comercial da Perfect Welding, divisão de sistemas de soldagem da Fronius no Brasil, comentou que um dos motivos que levaram ao desenvolvimento dessas tecnologias é a falta de mão de obra especializada: “a dedicação e motivação da Fronius em oferecer novas tecnologias vem totalmente ao encontro da falta de especialistas. A respeito do novo simulador, o executivo disse que, “o sistema garante a repetibilidade necessária para o aprendizado, facilitando o treinamento de novos soldadores em peças que tenham diferentes cordões de solda, por exemplo”.
Em comunicado à imprensa, foi informado que o projeto de expansão da empresa abrange a comercialização de equipamentos para soldagem no mercado global, sendo uma das novidades o alimentador de arame duplo Dual Wire Feeder, da linha TransPuls Synergic/i, que conta com duas bobinas de arame, assim como outros itens complementares.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3563-3800 e pelo e-mail sac@fronius.com.
Imagens: Fronius
Mais notícias do setor:
Software para simulação de soldagem tem novos recursos
Feixes de laser programáveis levarão a máquinas mais eficientes
Nova plataforma digital conta com recursos para manufatura aditiva no ambiente metalmecânico
#Fronius #Soldagem #RealidadeAumentada #CCM
Mais Notícias PI
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024
Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.
21/10/2024