Acontece entre os dias 26 e 27 de abril em Aachen (Alemanha) o 7º Workshop UKP - Ultrafast Laser Technology, um evento sobre as tecnologias de processo que utilizam laser ultrarrápido, voltado para usuários desse recurso em áreas como engenharia mecânica e de instalações, incluindo o corte de chapas metálicas.
Além de apresentar os últimos desenvolvimentos em tecnologia de laser ultrarrápido, o evento vai abordar as suas aplicações em microeletrônica, baterias e tecnologia para o mercado de hidrogênio. Para compor adequadamente os painéis sobre esses temas, pela primeira vez o workshop abrirá suas portas para palestrantes internacionais com conhecimento relevante do setor.
A tecnologia de pulso ultracurto, também conhecida pela sigla USP, de ultra short pulse, há algum tempo saiu dos laboratórios de pesquisa para a produção industrial e se estabeleceu como uma ferramenta digital versátil e altamente precisa. Pode ser combinada com várias formas de engenharia de sistemas e com numerosos parâmetros de processo, com uma imensa gama de aplicações. A título de exemplo, a radiação laser USP reduz muito o aporte de calor quando compostos microeletrônicos são processados. Também permite a criação de superfícies funcionais que podem aumentar significativamente a eficiência de eletrolisadores ou baterias de hidrogênio.
"A tecnologia da USP é uma chave para muitos desafios estratégicos do futuro", comentou Martin Reininghaus, chefe do Grupo de Micro e Nanoestruturação do Instituto Fraunhofer para Tecnologia a Laser (ILT), que está organizando o workshop. "É mais rápido, mais preciso, mais eficiente e tem grande potencial para uso na produção digital sustentável."
Embora a versatilidade torne a tecnologia USP atraente, ela também torna as tarefas em que ela é empregada muito específicas e complexas, e por isso é importante o intercâmbio com outros usuários industriais, fornecedores de sistemas e institutos de pesquisa.
No UKP Workshop, os participantes poderão discutir a tecnologia USP com especialistas internacionais em laser e desenvolvimento de processos e também trocar ideias entre si. Os palestrantes da LG Electronics, por exemplo, relatarão como eles usam a USP para processar microeletrônica na Coréia. Representantes da Zeiss, Robert Bosch e Trumpf descreverão a perspectiva do fornecedor alemão para os mercados correspondentes.
No local, o Fraunhofer ILT demonstrará as vantagens da tecnologia USP quando usada na fabricação de baterias: "As apresentações fornecerão informações valiosas e conhecimento sobre como os usuários podem selecionar a fonte de laser certa ou modificar um feixe de laser para obter condições de processo ideais", explicou o professor Arnold Gillner, chefe de desenvolvimento de negócios e mercados de pesquisa do Fraunhofer ILT. O cadastramento para participação pode ser feito aqui.
Foto: Fraunhofer ILT
Leia também:
Investimento em corte a laser de tubos
#USPLaser
Mais Notícias PI
A empresa alemã anunciou o lançamento de um sistema a laser de diodo azul com potência de 6 kW, indicado para o processamento de cobre por manufatura aditiva.
18/11/2024
Escâner desenvolvido por instituto alemão detecta contaminantes em superfícies metálicas que podem prejudicar processos de soldagem e colagem.
18/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024