A FCC, empresa com atuação no setor de desenvolvimento de materiais situada no município gaúcho de Campo Bom, informou o lançamento de um elastômero termoplástico composto por mais de 99% de matérias-primas renováveis, chamado TR Green 99.
O novo material pode ser transformado por meio de processos de injeção e é recomendado para a fabricação de solados para calçados. De acordo com Joice Cardoso e Rafael Wirth Cabral, que atuam em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da FCC, e que forneceram informações sobre o TR Green 99 à Plástico Industrial, o polímero é composto por matérias-primas obtidas da “bio-nafta”, equivalente renovável ao insumo convencional.
Ainda segundo a companhia, as matérias-primas renováveis que compõem o elastômero termoplástico têm certificação ISCC PLUS – International Sustainability Carbon Certification. O CEO da FCC, Marcelo Reichert, comentou sobre a trajetória que levou ao desenvolvimento do polímero recém-lançado: “em 2011, lançamos o primeiro calçado ‘verde’. Seu solado contava com pouco mais de 30% de materiais de fontes renováveis. E a indústria, de forma geral, tem evoluído com a obtenção de produtos compostos por cerca de 50% de matérias-primas verdes. Agora, conseguimos dar um verdadeiro salto de sustentabilidade, chegando a mais de 99,9% de materiais de fontes renováveis em nosso elastômero”.
Sobre a aplicabilidade do material recém-lançado, que em um primeiro momento é recomendado somente para a confecção de solados, os profissionais envolvidos no projeto comentaram que estudos e testes posteriores poderão indicar a possibilidade de usá-lo na fabricação de outros tipos de peças.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2129-2200.
Imagem: Elastômero termoplástico TR Green 99 desenvolvido pela FCC.
Confira mais notícias:
Mercado em alta para os plastificantes
Stand-up pouch biodegradável para alimentos orgânicos
Baterias de veículos elétricos de última geração terão gabinete em compósito
#FCC #TRGreen99 #MateriaisRenováveis #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024