Entrou em operação este mês o Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), uma iniciativa do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP).
Entre os objetivos do novo centro de pesquisa estão auxiliar a indústria aeronáutica brasileira a enfrentar desafios como atingir a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2050, além da capacitação para o desenvolvimento de aeronaves civis e militares aptas a voar de forma autônoma e com tripulação reduzida. Inovações em materiais e processos deverão surgir desse empreendimento.
Constituído pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Embraer, o centro contará com investimento total de R$ 48 milhões ao longo dos próximos cinco anos e reunirá mais de 120 pesquisadores, com forte atuação de engenheiros da empresa. Serão desenvolvidos estudos sobre tópicos inovadores e com potencial para contribuir com a competitividade da indústria aeronáutica nacional.
Além do ITA, o CPE-MAF terá a participação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), esta última em processo de adesão à iniciativa.
O CPE-MAF será um dos Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs) constituídos pela FAPESP em parceria com empresas e sediados em diferentes instituições de pesquisa do Estado de São Paulo. Lançado em 2012, o programa CPE torna possível a colaboração entre a iniciativa privada e o setor acadêmico, visando produzir e disseminar pesquisa de nível mundial com alto impacto econômico e social por meio da inovação.
Linhas de pesquisa
As pesquisas do CPE-MAF serão orientadas a três áreas prioritárias e de interesse da Embraer: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada. Algumas das linhas de pesquisa em redução de emissões, por exemplo, serão o controle de máquinas para a propulsão elétrica e a integração aeropropulsiva de aeronaves elétricas.
Outras linhas de pesquisa envolvem o desenvolvimento de métodos de tomada de decisão em sistemas autônomos, projeto avançado para a manufatura aditiva metálica e a montagem final de aeronaves usando robótica colaborativa.
Além da pesquisa científica, outros objetivos do centro serão promover a transferência tecnológica para empresas existentes e outras empresas a serem criadas, bem como a educação e a disseminação do conhecimento para estudantes do ensino superior e médio.
Foto: Fapesp
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