Um acordo firmado entre o Centro para a Quarta Revolução Industrial do Brasil (C4IR Brasil) e diversas instituições ligadas à indústria de manufatura levou à criação do Guia de Manutenção Preditiva (GMP), um caderno que tem formato digital e que está disponível para download gratuito.
O guia tem conteúdo distribuído em sete capítulos, nos quais são abordados desde os princípios da manutenção preditiva, passando pela previsão de falhas e treinamento para o desenvolvimento de trabalhos de manutenção – assuntos que fazem parte da rotina de empresas do setor de plásticos como, por exemplo, os transformadores de resinas termoplásticas por injeção –, até alguns estudos de caso, que são tratados na última parte da publicação.
Tendo como título “A manutenção preditiva e sua importância”, o capítulo 1 traz tópicos sobre a manutenção preditiva no chão de fábrica e níveis de maturidade da manutenção, além de tecnologias facilitadoras, fatores críticos, entre outros temas.
No terceiro capítulo, denominado “Processo de implementação de manutenção preditiva”, o leitor vai se deparar com exemplos de construção de modelos de manutenção, incluindo tópicos sobre a classificação e definição de ativos e processos a serem supervisionados, assim como o levantamento do histórico de manutenções realizadas em parques fabris. Esta parte também trata de parâmetros que devem ser usados, da avaliação de tecnologias aplicáveis e da otimização de algoritmos visando ao monitoramento de processos de forma contínua.
O capítulo 4 aborda a coleta e o processamento de dados, abrangendo também o fluxo de informações junto aos processos produtivos, formas de obtenção de dados provenientes de plantas industriais, conectividade e comunicação entre departamentos, e cibersegurança. Já o capítulo seguinte tem como tema central o processo de predição de falhas, no qual há discussões sobre os desafios da implementação de sistemas alinhados com os conceitos de aprendizagem de máquina (Machine Learning).
Na última parte do guia estão os capítulos 6 e 7, que tratam, respectivamente, de treinamento para o desenvolvimento de trabalhos fundamentados na manutenção preditiva e de estudos de caso. Um deles diz respeito à implementação de uma plataforma de gestão inteligente da manutenção industrial, ao passo que são abordados os desafios e os objetivos desse e de outros trabalhos.
O guia tem 95 páginas e pode ser baixado gratuitamente pelo site do C4IR Brasil.
Imagem: C4IR Brasil/Divulgação.
Leia também:
Capacitação gratuita para ferramentarias voltadas para o setor automobilístico
Métodos de ensaio em linha para a supervisão da formulação de resinas
Capacitação de transformadores de plásticos para a fabricação de produtos médicos
#C4IRBrasil #GuiadeManutençãoPreditiva #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.
18/03/2025
Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.
11/03/2025
Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).
06/03/2025