O Grupo Boticário (São José dos Pinhais, PR) anunciou ter implementado nos seus processos de produção de embalagens uma solução de Internet industrial das Coisas (iIoT) que já está executando a análise estratégica de dados, desde o desenvolvimento de produtos, passando pela fabricação, até a chegada ao mercado.

 

A companhia adquiriu o sistema de gerenciamento operacional eMoldino, que incorpora conceitos de indústria 4.0 para o setor de plásticos, beneficiando os processos de fabricação de embalagens com o uso de recursos de aprendizagem de máquina (machine learning).

 

O dispositivo leva o mesmo nome da fabricante sul-coreana que o desenvolveu, e que tem representação comercial em São Paulo (SP). Instalado nos moldes de injeção de peças plásticas das embalagens dos produtos do Grupo Boticário, ele permite o monitoramento em tempo real da produção.

 

O funcionamento do sistema consiste na instalação de um sensor IoT nos moldes para captação dos dados de produção, que são transmitidos para o servidor da empresa. Criptografados, eles registram informações como tempo de ciclo, temperatura e pressão de trabalho, assim como a rastreabilidade das peças. Os dados armazenados são então processados por meio do software original da empresa, que fornece relatórios personalizados.

 

A tecnologia é utilizada no Grupo Boticário de forma estratégica, tendo em vista melhorar a produtividade e a eficiência dos processos de produção de embalagens. Inicialmente implantado em linhas de injeção, poderá ser adaptado também para os moldes de sopro, estendendo o mecanismo de controle a outras operações produtivas.

 

A companhia possui cerca de 400 moldes próprios e exclusivos que passam por revezamento em escala de produção conforme a demanda, dando forma a frascos, tampas e demais itens de embalagens em materiais como polietileno (PE), polipropileno (PP) e poli(tereftalado de etileno) (PET). O eMoldino permite, além do rastreamento da produtividade dos moldes, o envio de alertas de manutenção preventiva e programação da produção em função de aspectos como a sazonalidade.


 

Imagens: eMoldino


 

Leia também:

 

Periféricos conectados tornam processos mais eficientes

 

Inteligência artificial na formulação de compostos



Mais Notícias PI



Novos robôs industriais da Mitsubishi Electric chegam ao Brasil

Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.

18/03/2025


TopSolid e Simcon promoverão a transformação digital durante a Plástico Brasil

Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.

11/03/2025


Célula robotizada portátil usa inteligência artificial para triar resíduos

Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).

06/03/2025