A Plastiweber (Feliz, RS) está divulgando “A circularidade que transforma”, uma websérie que apresenta, em sete episódios, os principais conceitos da economia circular e como este novo modelo de negócios se aplica à cadeia do plástico. O objetivo é informar e inspirar diferentes atores da indústria, em especial as grandes marcas, a olhar para o potencial da reintrodução dos resíduos como insumos em novas cadeias produtivas, atendendo à legislação e gerando benefícios socioambientais. A série é apresentada pela diretora da Exchange 4 Change Brasil e fundadora do Hub de Economia Circular Brasil, Beatriz Luz, que é uma das maiores especialistas brasileiras no tema.
O primeiro e o segundo episódios da websérie estão no ar e abordam, respectivamente, o significado da economia circular e como as empresas podem alcançar suas metas de governança ambiental e social (ESG) de forma simples e eficiente, ao usar conteúdo reciclado (PCR) em embalagens primárias e secundárias. Os outros cinco episódios vão tratar dos temas Logística, Separação, Transformação, Uso para Produto Final e Conscientização, tendo como base a experiência da Plastiweber na aplicação de plástico pós-consumo em novos produtos. A cada mês, um novo episódio será divulgado.
“Com a exibição da websérie, buscamos mostrar às marcas brasileiras que é possível aderir, na prática e em todos os processos, a este novo modelo econômico. A economia circular está no DNA da Plastiweber e se apresenta, para nós, como uma necessidade. O mercado precisa passar por uma reeducação, o que engloba trocas sobre conceitos básicos, redesign de produtos, desenvolvimento de projetos conjuntos, entre outros aspectos”, comentou o diretor administrativo da Plastiweber, Moisés Weber.
A websérie faz parte da iniciativa Naturecycle, que estimula e fortalece projetos socioambientais com escolas e cooperativas, por exemplo, e mobiliza empresas a aderirem a soluções circulares para suas embalagens. Entre os parceiros, estão marcas como Ambev, Cia Canoinhas, Pampili, Orquídea Alimentos e Adimax.
Os episódios da série estarão disponíveis no canal da Plastiweber no Youtube. O primeiro e o segundo já podem ser acessados pelo seguinte link:
Leia também:
Mais de 200 mil toneladas de plásticos retornam ao ciclo produtivo
Novo aditivo combina efeitos para melhorar o desempenho de reciclados
#Plastiweber
Mais Notícias PI
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024