O Instituto de Engenharia de Produção e Máquinas para Conformação (PtU) da Universidade Técnica de Darmstadt (Alemanha) está à frente de um projeto que visa integrar recursos digitais às etapas do processo de curvamento de tubos e perfis.
Denominada MoDiPro (Modulare Digitalisierung für das Profilbiegen, ou digitalização modular para o dobramento de perfis), a iniciativa leva em conta o fato de a produção de perfis usando dobramento com três rolos ser um dos processos de fabricação mais difundidos e flexíveis, porém, altamente dependente da experiência dos operadores. Como essa mão de obra está se tornando escassa, as empresas estão enfrentando uma queda da produtividade e competitividade.
Assim, o consórcio do projeto estabeleceu o objetivo de aproveitar o potencial econômico resultante da alta flexibilidade do processo, introduzindo tecnologias digitais em combinação com uma avaliação apoiada por inteligência artificial (IA) no seu gerenciamento, tendo em vista a criação de modelos de processo.
Participa do projeto a empresa Herkules Wetzlar, com sede em Solms-Oberbiel, com décadas de experiência na fabricação de máquinas para processamento de perfis. Lá, uma dobradeira de três rolos foi equipada com sensores que permitem o registro de todos os parâmetros do processo e do produto, conforme o esquema apresentado ao lado.
A digitalização da curvatura dos perfis obtida com o uso de três rolos deve ser alcançada pelo desenvolvimento de um sistema modular e adaptável de blocos de construção, que reduz o esforço de implementação do ponto de vista técnico e econômico. O sistema modular serve tanto para permitir uma construção passo a passo de novas máquinas quanto para a adaptação digital de máquinas existentes. O objetivo é permitir uma coleção amplamente estruturada de processos e dados de produtos baseada na operação real do equipamento e apoiada em modelos de aprendizagem de máquina, visando aumentar a produtividade geral do processo, conservar recursos no longo prazo e acelerar a qualificação dos funcionários para fortalecer a competitividade das pequenas e médias empresas.
O projeto tem previsão de término em dezembro de 2024. Até lá, um modelo de aprendizagem de máquina será usado para análise de dados, estabelecendo as rotinas para a fabricação no futuro com auxílio de software de inteligência artificial.
Além da PtU e da Herkules, está envolvida no projeto a empresa AKC Angersbach + Kaiser Computer GmbH, com especialização especial na área de software e placas de circuito de produção.
Imagem: PtU
Leia também:
Consórcio a favor da digitalização da indústria
IoT aplicada aos processos de soldagem
#MoDiPro
Mais Notícias PI
O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.
02/04/2025
Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.
31/03/2025
Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.
17/03/2025