Hellen Souza, da redação

 

Uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está resultando no projeto Recircula Brasil, uma complexa plataforma online de rastreabilidade das atividades de reciclagem na cadeia de plásticos.

 

Desenvolvida pela Central de Custódia, a plataforma tem por objetivo atuar na acreditação da circularidade na cadeia do plástico, com ações voltadas diretamente para os recicladores de plásticos. Um pré-lançamento do recurso já foi feito e envolveu um programa de investimentos estruturantes e de logística reversa.

 

A Recircula vai funcionar unindo os elos da cadeia ao integrar recicladores e transformadores, os quais vão inserir dados das suas notas fiscais na plataforma. O cruzamento desses dados será a garantia de que a resina reciclada foi de fato utilizada por transformadores na fabricação de novos produtos, fechando o ciclo dos materiais plásticos.

 

A Central de Custódia atua no projeto como verificadora independente, executando a auditoria com base no cruzamento dos dados fiscais. A integração das informações e a rastreabilidade das operações contribuirão para a estruturação do segmento de reciclagem de plásticos com base em segurança jurídica, transparência e compliance.

 

Tathiane Perego (foto), analista econômica sênior da Abiplast, acompanhou a criação do Recircula e explicou que a ideia é “dar match quanto aos volumes de massa, sob o olhar da segurança da informação”, contemplando inclusive informações regionais.

 

Os dados do sistema poderão ainda subsidiar a criação de políticas públicas para o setor de reciclagem. Neste sentido, Tathiane ressalta a importância de a plataforma dispor da auditoria de uma terceira parte: “Isso ocorre não somente pela presença da Central de Custódia, que é parceira no projeto, mas também pela presença da Abiplast e da ABDI, sendo esta última uma agência do governo federal”.

Tathiane Perego, da Abiplast, ressaltou a importância da auditoria de uma terceira parte independente

 

O módulo de pré-lançamento do Recircula Brasil já está funcionando e recebendo informações dos recicladores, enquanto o que atenderá os transformadores de plásticos está sendo desenvolvido, com previsão de lançamento entre os meses de setembro e outubro próximos.

 

As empresas interessadas em se cadastrar para ter acesso à plataforma devem entrar em contato pelo e-mail recirculabrasil@abiplast.org.br

 

 

Imagens: Shutterstock/Abiplast

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

 

Lei torna obrigatório o uso de PET reciclado no Estado de São Paulo

 

Estado de Goiás define regras para sua logística reversa de resíduos sólidos

 

Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem

 

 

#RecirculaBrasil



Mais Notícias PI



Garrafas de PET produzido com óleo de cozinha chegam ao mercado japonês

Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.

13/11/2024


Reciclagem de pás eólicas é tema de projeto coordenado pelo Aimplas

O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.

29/10/2024


Resinas da Braskem serão produzidas com materiais reciclados da Neste

Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.

29/10/2024