Adalberto Rezende, da redação

 

 

Com o objetivo de promover a competitividade do setor de fabricação de moldes no País e aumentar a visibilidade de empresas do setor dos plásticos e de ferramentarias brasileiras no mercado global, a Abinfer – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais – e a Produto Consultoria estão à frente de um programa que visa certificar empresas fabricantes de ferramentais e de estampos, assim como companhias que consomem estes e outros produtos.

 

O programa chamado PBQP-F – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade de Ferramentas esteve entre os temas abordados na 15a edição do Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer).

 

André Silveira, integrante do time da Produto Consultoria, que concedeu entrevista à Plástico Industrial, explicou que na fase inicial do programa serão realizadas reuniões com fornecedores de sistemas e componentes para moldes, nas quais, segundo ele, “será sugerida a participação de todos os departamentos das empresas e discutido o custeio de testes de seus produtos, além de muitos outros assuntos”. Ele mencionou que também serão convidadas a participar do programa empresas fornecedoras de resinas e/ou que atuam na transformação de plásticos, visando contar com a expertise delas para a contribuição em projetos de moldes, por exemplo.

 

Na segunda fase os responsáveis pelo programa, de acordo com o cronograma mencionado por André, pretendem reunir ferramentarias, para que elas, nas palavras dele, “recebam orientações sobre o trabalho proposto e a respeito da compra de elementos para moldes – pinos extratores, molas, sistemas de câmera quente etc. – aprovados por meio do programa, e assim incentivar a competitividade da cadeia produtiva tanto em âmbito nacional quanto internacional. Em resumo, isso consiste em orientar as empresas quanto à escolha de produtos de sua cadeia produtiva”. Já a fase três do programa, terá como objetivo inserir os clientes das ferramentarias participantes.

 

O entrevistado também comentou sobre outros planos para o programa: “temos a intenção de criar um site onde as empresas participantes do programa façam o seu cadastro e obtenham informações sobre avaliações referentes aos fornecedores de sistemas e componentes para moldes e ferramental, por exemplo, e para que elas os avaliem também”.

 

 

Convite para instituições de pesquisa e ensino

 

O planejamento para a execução do programa PBQP-F também inclui a participação de instituições de pesquisa e ensino ligadas à indústria de manufatura. Essa informação foi fornecida por André Silveira, que comentou que a rede Senai é uma das “que estão na nossa lista de instituições com as quais temos grande interesse em estabelecer parcerias em futuro próximo, conforme forem sendo executadas as fases previstas para o programa. Mas isso, por enquanto, fica para um futuro próximo”, concluiu.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Produto Consultoria e da Abinfer.

 

Imagem: Freepik

 

Confira mais notícias:

 

Ferramentarias atentas à evolução tecnológica

 

Revestimento para moldes aumenta a resistência à abrasão e à corrosão

 

Como o tratamento superficial de moldes pode proteger cavidades e componentes

 

#Abinfer #ProdutoConsultoria #PBQPF #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Relatório analisa a distribuição de polímeros na Europa

Estudo mostrou que a Europa absorveu 17% da demanda mundial por polímeros em 2023, onde foram distribuídas mais de 4 milhões de toneladas.

19/11/2024


Produção de plásticos em declínio na Europa

Estudo da Plastics Europe aponta queda na produção de plásticos no continente europeu, com retração também da produção de reciclados. Os dados preocupam e podem comprometer a transição da cadeia para a economia circular.

19/11/2024


Oben Group completa a aquisição da Terphane

Fabricante de filmes de poliéster de alto desempenho terá suas operações integradas às do grupo peruano de embalagens flexíveis.

12/11/2024