A Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI Brasil), em parceria com a Accenture, mantém desde 2020 o programa Industry4Her, voltado para a capacitação de mulheres dedicadas a assumir posições de liderança na indústria e na engenharia.
O treinamento inclui videoconferências e mentorias nas quais lideranças femininas de empresas multinacionais compartilham suas experiências e orientam participantes sobre as possibilidades de carreira no universo da indústria, com especial ênfase nas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.
O curso é 100% virtual e é composto por cinco módulos, com duração de três meses (60 horas). É destinado a profissionais com ensino superior completo, em áreas como ciências exatas ou administração, com diferentes níveis de experiência e interesse em atuar na indústria de manufatura. Ao final do programa, as participantes recebem certificado de conclusão pela VDI.
Desafio técnico real
O conteúdo dos módulos abarca assuntos técnicos, estudos de caso, desenvolvimento de liderança e um projeto aplicado destinado a solucionar um desafio real de uma das empresas apoiadoras do programa.
Além de inscrever profissionais para participar, as empresas podem ser patrocinadoras do projeto e lançar um desafio técnico relacionado aos recursos da indústria 4.0, o qual poderá ser objeto de estudo dos grupos formados pelo programa, que possui também o aspecto de ação social por auxiliar na recolocação de mulheres no mercado de trabalho. O programa tem por objetivo capacitar até 1.000 mulheres até 2025.
Empresas interessadas no Industry4her podem entrar em contato pelo e-mail industry4her@vdibrasil.com.br, tanto para conhecer as modalidades de apoio quanto para inscrever profissionais.
Entre as empresas patrocinadoras do Industry4Her estão BASF, Pollux, Faber-Castell, Bayer, Embraer, Ecolab, Lanxess, Siemens, Nestlé, Bosch, Balluff e Voith.
Mais sobre o tema no hub de notícias sobre indústria 4.0 da Plástico Industrial.
Imagens: Industry4Her (VDI/Accenture)
Conteúdo relacionado:
Digitalização da produção está transformando a oferta de máquinas injetoras
Sensores permitem prever a qualidade de peças injetadas por meio de aprendizagem de máquina
#Industry4Her
Mais Notícias PI
Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.
22/10/2024
O Programa Brasil Mais Produtivo, que une as instituições Senai, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES, entra em uma fase que visa estimular a transformação digital de pequenas e médias indústrias.
24/09/2024
Responsável pela regulamentação da construção de maquinário para plásticos e borracha, a Euromap iniciou o trabalho de elaboração de normas para a troca de dados entre sistemas de dosagem, moldes e o maquinário de produção.
06/08/2024