A alemã Trumpf, com subsidiária brasileira em Barueri (SP), desenvolveu uma tecnologia denominada Dual PFO, capaz de reduzir os tempos de ciclo na soldagem a laser automatizada em até 30%.
O processo se mostrou ideal para a produção de motores para veículos elétricos, especialmente quando se usa a tecnologia de hairpins no enrolamento de cobre dos estatores, a qual permite melhor dissipação de calor, melhorando assim o desempenho do motor.
"A solução complementa nossas soluções de sistema de soldagem a laser e é adequada para diversas aplicações, por exemplo, em eletromobilidade", informou Matthias Beranek, Gerente de Indústria Automotiva da Trumpf. A companhia exibiu a Dual PFO na feira LASER - World of Photonics, a principal do setor, realizada de 27 a 30 de junho, em Munique.
Tempos de ciclo mais curtos
A soldagem dos hairpins dos motores elétricos deve ser sempre de alta qualidade, caso contrário, eles podem apresentar defeitos que comprometem o funcionamento do conjunto. Como os hairpins são muito finos, o processo de soldagem é exigente e complexo.
Para atender a esta exigência, o sistema óptico do conjunto Dual PFO reconhece a posição do componente antes do início do processo de soldagem, detectando a posição e a linha de soldagem de forma simultânea. "A Dual PFO também pode ser combinada com nossa nova tecnologia de processamento de imagens baseada em inteligência artificial, o que aumenta ainda mais sua produtividade", disse Beranek.
Soldagem mais rápida para componentes grandes
A óptica de soldagem a laser Dual PFO tem o dobro do campo de trabalho de uma PFO normal. Por isso, ela é indicada para a fabricação de grandes componentes como as baterias para os carros elétricos. Além das aplicações para hairpin, a tecnologia também pode ser utilizada para soldar portas e assentos de veículos, substituindo outros processos de soldagem.
Fotos:Trumpf
Inversão de cores ajuda na medição cordões de solda
Limpador de grelha de máquinas para corte a laser passou a ser fornecido pela New SOS Laser
#Trumpf
Mais Notícias PI
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024
Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.
21/10/2024