A canadense Plastic Bank, empresa que busca valorizar resíduos plásticos, e a Alcon, desenvolvedora de fármacos para o cuidado com a visão, anunciaram a expansão de uma parceria global iniciada no ano passado e que visa a compensação da “pegada” de plástico da empresa pelo uso do material nas embalagens de determinadas linhas de lentes de contato, colírios e insumos cirúrgicos.
Por meio da comunidade formada pela Plastic Bank foram coletados no Brasil, desde o ano passado, 52.690 quilos de materiais plásticos em áreas costeiras - um volume equivalente a 2,6 milhões de garrafas plásticas. Com esta ação, a Alcon compensou 100% do material plástico utilizado em seu portfólio de lentes de contato na América Latina.
Neste ano, com a inclusão da linha de colírios Systane no programa, haverá um aumento da quantidade de plástico coletado, chegando a quase 69 mil quilos. A compensação já está sendo feita para o Brasil desde abril deste ano e a partir de setembro passará a ser feita para toda a América Latina.
As duas empresas também expandiram a parceria globalmente em 2023: a Alcon aumentou para mais de 90 o número de países beneficiados pela iniciativa e ampliou o escopo de suas marcas que irão alcançar a neutralidade de plástico. A empresas informou que até o momento já foram coletados mais de 1 milhão de quilos de materiais plásticos em áreas costeiras pelo mundo, o equivalente a 50 milhões de garrafas plásticas.
Além do impacto ambiental, a parceria da Alcon com a Plastic Bank também conta com um aspecto social e ajudará este ano mais de 330 comunidades de coleta em todo o mundo, sendo 23 delas no Brasil. Os coletores envolvidos com o trabalho recebem bônus pelos materiais que recolhem, o que os ajuda a suprir necessidades básicas e a viver em melhores condições socioeconômicas.
De acordo com Miguel Paranaguá, diretor de Operações da Plastic Bank Brasil, “a parceria com a Alcon contribui para fortalecer a comunidade da Plastic Bank, promovendo inclusão financeira e transformação social para nossos membros, ao mesmo tempo em que impedimos que materiais plásticos cheguem ao oceano. Trabalhando ao lado da Alcon, nossos esforços serão amplificados e reforçados".
Fernanda Fantini, Vice-Presidente de Cuidados com a Visão da Alcon América Latina, destaca que o plástico é o principal insumo para a indústria da saúde e, portanto, encontrar maneiras de reduzir a pegada ambiental é uma obrigação das empresas do setor: "Embora os plásticos de uso único sejam essenciais para a segurança de produtos médicos, nos esforçamos para minimizar seu impacto no meio ambiente, apoiando iniciativas importantes como o programa da Plastic Bank.
Os resultados iniciais da parceria foram apresentados durante a visita de executivos da Alcon a uma das comunidades de coleta da Plastic Bank incluídas na parceria, localizada em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em 22 de junho passado. O evento, realizado no Sucatão Forte Itaguaí, contou também com a presença de representantes da Plastic Bank, parceiros comerciais da Alcon e membros beneficiados pelo ecossistema da Plastic Bank.
Em Itaguaí, nos pontos de coleta Sucatão Forte de Itaguaí e VJA, mais de 230 coletores participam da cadeia de reciclagem, recebendo bônus por cada quilo de material plástico entregue. No total, no município, mais de 655.000 toneladas métricas de plástico - equivalente a mais de 32,7 milhões de garrafas plásticas - já foram coletadas para reciclagem.
Fotos: coletor João Mazio (Plastic Bank/Alcon)
Conteúdo relacionado:
WasteBank e Sygecom oferecem soluções para gerir e monetizar resíduos plásticos
Google Maps vai ajudar a localizar pontos de coleta de resíduos plásticos
Mais Notícias PI
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024