Dois livros que têm em comum a indústria de manufatura como pano de fundo, apontam as relações humanas como fator importante na rotina de parques fabris.


As obras “Quebra zero, motivação dez – a importância da cultura na conexão homem-máquina”, de autoria de Carlos Alberto Simão, e “Inspirada por desafios e movida por pessoas”, lançada recentemente pela Cecil Laminação de Metais em comemoração aos seus mais de 60 anos, são recomendadas para profissionais, pesquisadores e entusiastas do setor metalmecânico, por exemplo. Elas podem ser adquiridas em diferentes versões, conforme é tratado a seguir.


O livro de Carlos Simão, publicado pela Editora Poligrafia, aborda temas como a importância das relações humanas no chão de fábrica e como isso pode contribuir para a otimização de processos produtivos, diminuição da ocorrência de acidentes de trabalho, planejamento da manutenção de máquinas e equipamentos.


Liderança e mudança cultural também são assuntos tratados na obra de 208 páginas, cujo conteúdo inclui a motivação de equipes como ferramenta fundamental para a consolidação da alta produtividade, mitigação ou eliminação de desperdícios, assim como para evitar a ocorrência de anomalias e paradas desnecessárias do maquinário.


Ainda no que tange aos times que atuam em parques fabris, são abordados tópicos referentes à retenção de talentos a ao aproveitamento máximo das atividades realizadas, bem como sobre ética nos negócios, constatação de variados níveis de estresse, mudanças de funções e alterações nas equipes (turnover). Este livro é comercializado em versões física e digital, com preço sugerido de R$ 74,99 e R$ 21,99, respectivamente.


 

Mais de seis décadas de história

 

Já o livro lançado pelo Grupo Cecil, traz um resumo histórico sobre a empresa que foi fundada em 1961, abrangendo, por exemplo, a sua atuação no ramo de metais não ferrosos como cobre e latão. A companhia tem unidade fabril situada no município de Itapevi (SP), e atualmente faz parte de uma cadeia de empresas que realizam trabalhos nas áreas de fundição, laminação e trefilação de metais, entre outras. 

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a Cecil lançou recentemente uma startup chamada Abluo, a qual, segundo Maria Antonietta Cervetto, CEO da companhia, é “focada na saúde e usa nanopartículas de cobre para esta finalidade”. A executiva também comentou sobre o lançamento do livro mencionado acima: “além de celebrar a nossa história, o livro foi pensado para, mais uma vez, retribuirmos a confiança que a sociedade sempre depositou em nossa forma de pensar, que é pautada pela humanização”.

 

Mais informações sobre os livros podem ser obtidas no site da Editora Poligrafia e da Cecil Laminação de Metais.


 

 

Imagens: Carlos Alberto Simão e Editora Poligrafia; Cecil/Divulgação; peoplecreations, Freepik.

 

Leia também:

 

Manutenção preditiva em guia gratuito

 

Aços TWIP/TRIP são tendência na indústria automotiva

 

Livro aborda os desafios na transição industrial no Brasil

 

#Cecil #CarlosAlbertoSimão #EditoraPoligrafia #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias PI



Relatório anual da Trumpf aponta queda nas vendas e na entrada de pedidos

O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.

18/11/2024


Sergomel investe na produção de implementos agrícolas

Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.

18/11/2024


Senai do Paraná promove curso de fabricação mecânica

Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.

18/11/2024