Hellen Souza, da redação
A Trevo Reciclagem, de Embu das Artes (SP), anunciou a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), assumindo novos compromissos no que se refere à responsabilidade ambiental e social das suas atividades.
Atuante na reciclagem e comércio das resinas de polietileno (PE) e polipropileno (PP) há cerca de 12 anos, a empresa identificou entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, quadro ao lado) estabelecidos pela ONU aqueles em que poderia se engajar, comprometendo-se especialmente com a equidade de gênero (5) e com o consumo e produção responsáveis (12).
Como projetos imediatos, a empresa definiu o aterro zero no prazo de cinco anos e o fomento à formação de empreeendedoras do sexo feminino, inclusive entre as empresas que fazem parte de seu ecossistema, seja como fornecedoras dos materiais pós-consumo ou como fabricantes de itens plásticos, responsáveis por reinserir os materiais reciclados (PCR) na cadeia produtiva.
Priscilla Zacharias (foto ao lado), sócia-diretora da Trevo, explicou que a adesão ao pacto implica uma intensa rotina de atividades e estudo, com a elaboração de inúmeros relatórios e a observação das regras que garantiram a aprovação da entrada no seleto grupo que integra o Pacto: “É um compromisso que assumimos por acreditarmos no capitalismo de stakeholders, na colaboração e no compartilhamento de boas práticas empresariais”.
ESG para pequenos empreendedores
O engajamento social e ambiental , na visão de Priscilla, levou-a a identificar os aspectos da política ambiental, social e de governança (environmental, social and governance, ESG) que podem ser seguidos por pequenas e médias empresas, trazendo esse conceito para perto dos pequenos empreendedores. “Normalmente vemos esse tipo de ação associada às grandes marcas, mas trata-se de uma responsabilidade de todos, e é preciso orientar o pequeno empreendedor sobre como ele pode se engajar nessa proposta”, defendeu Priscilla.
A executiva, inclusive, vai palestrar sobre esse tema no seminário RecyPlastech, que acontece entre os dias 16 e 17 de agosto, no auditório da Abimaq, em São Paulo (SP).
Imagens: Pacto Global da ONU/Trevo Reciclagem
Leia também:
Alcon avança na compensação da pegada de plásticos
Google Maps vai ajudar a localizar pontos de coleta de resíduos plásticos
#TrevoReciclagem
#17ODS
#PactoGlobaldaONU
Mais Notícias PI
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024