A Wishbox está comercializando no Brasil a impressora 3D Ultimaker S5, fabricada pela empresa homônima que tem matriz na Holanda. Ela é configurada com um sistema que executa automaticamente o ajuste da altura dos seus dois bicos, o qual permite a aplicação de polímeros e pigmentos dissimilares em uma mesma peça simultaneamente, podendo confeccionar itens com altura e profundidade de até 300 mm, bem como largura de 240 mm. Além disso, é indicada para trabalhos no chão de fábrica e pode ser operada remotamente por meio de software.
Para poder processar filamentos distintos ao mesmo tempo, a máquina conta com unidade de extrusão dupla com um revestimento que lhe confere resistência à abrasão e à corrosão decorrentes da aplicação de materiais reforçados com fibras de carbono ou de vidro, por exemplo. Intercambiável, pode ter diâmetro de 0,4, 0,6 ou 0,8 mm, definido conforme o tipo de matéria-prima a ser processada, assim como a complexidade geométrica da peça a ser produzida – podem ser obtidas camadas com espessura de 0,02 a 0,6 mm, sob velocidade de trabalho em torno de 24 mm3/s. De acordo com Tiago Marin, gerente de marketing e co-fundador da companhia catarinense, é possível fazer a troca dos núcleos sem o uso de ferramentas. Segundo ele, entre os polímeros que podem ser processados pela impressora estão TPU, ABS, PLA, PA’s, PP e PC, entre outros.
O vídeo abaixo exibe as principais funções da Ultimaker S5.
Nova impressora com sistema de ajuste de bicos (fonte: Ultimaker)
O modelo possui uma câmera interna por meio da qual é possível monitorar as suas operações à distância e em tempo real, o que pode ser feito usando tanto monitores instalados em espaços fabris, desde que haja conexão com redes digitais por meio de wi-fi, quanto aparelhos de comunicação móvel que possuam aplicativos específicos. Segundo informações da empresa, a impressora também pode operar sob o comando de um programa computacional gratuito que é compatível com os sistemas operacionais Windows e Mac.
O equipamento também conta com sensor de alimentação, que interrompe a operação em caso de necessidade de reabastecimento de filamentos, possui porta frontal e isolamento nas partes laterais, e seu ruído sob regime de trabalho beira os 50 dB. Os clientes poderão contar com assistência técnica e treinamento no País.
#impressora3d #ajusteautomatico #fdm #plastic
Mais Notícias PI
Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.
22/10/2024
Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.
22/10/2024
A empresa alemã cedeu para o instituto espanhol Aimplas um equipamento Freeformer, que executa a impressão 3D de peças a partir de grânulos convencionais. O propósito é pesquisar o desempenho de materias plásticos em aplicações da área médica.
29/10/2024