A C. Picolo (Jundiaí, SP), consultoria que representa diversos fabricantes de máquinas para o segmento de extrusão, está comercializando no Brasil uma linha de polietileno de alta densidade (PEAD) oriundo de reciclagem, fornecido pela italiana For-Plast.

 

Conrado Picolo, diretor da empresa, explicou que a parceria foi estabelecida durante a última edição da Feira Plast Milão, ocorrida no início de setembro, e que optou por trazer os materiais para o Brasil porque, apesar da boa oferta local de materiais reciclados, há demanda pelo PE reciclado para a fabricação de tubos corrugados, negócio que o executivo acompanha de perto, em razão do fornecimento de máquinas para fabricação desse tipo de tubo. Ele também comentou que o preço do material em seu ponto de origem é bastante competitivo. Porém, ao chegar no Brasil, conforme a região de destino final, a carga tributária pode variar e comprometer a viabilidade do negócio: “Por isso vamos estudar caso a caso para podermos ter o melhor resultado tanto para nós quanto para o cliente”, avaliou.

 

O PEAD a ser importado da Itália pode ser usado tanto na produção de tubos corrugados quanto no sopro de frascos que não sejam voltados para contato com alimentos e bebidas.

 

A C. Picolo representa no Brasil as fabricantes de máquinas AmutiComi (termoformadoras), Beyertec (equipamentos para laboratório), Cyject (equipamentos para gravação), FB Balzanelli (bobinadores), iNOEX (controle de produção na extrusão), Omipa (extrusão de chapas), Tecnomatic (linhas para produção de tubos), Tecno System (extrusão de perfis de PVC) e Unicor, que fabrica corrugadores para tubos, agora disponíveis com capacidade de 80 metros por minuto, para fabricação de tubos com diâmetros de 20, 25 e 32 mm.

 

Conrado comentou que tem notado maior disposição entre seus clientes para o investimento em novos equipamentos, projetando por isso um possível aumento de demanda, principalmente para os corrugadores, o que pode também ser um bom sinal para a entrada do polietileno reciclado destinado à fabricação de tubos corrugados.

 

 

Imagem: Unicor/C.Picolo

 

Leia também:

 

Novas injetoras da ChenHsong chegam ao mercado

 

Aumentar a produção de embalagens sopradas está nos planos da GTEX

 

 

#C.Picolo

#PEAD

#resinasrecicladas



Mais Notícias PI



Chen Hsong abre inscrições para cursos sobre injetoras

O Centro Técnico da Chen Hsong, em sua fábrica em SP, é um espaço dedicado a treinamentos sobre operação e manutenção de injetoras, e também sobre plásticos. A empresa oferece treinamentos on-line para a América Latina.

01/04/2025


Ohxide lança plataforma de dados do setor de plásticos

A consultoria passou a dispor de uma plataforma com dados e análises da indústria de plásticos, de reciclagem e petroquímica.

01/04/2025


ABPol promove curso on-line sobre polímeros

Seguem abertas as inscrições para um curso que terá a estrutura e as propriedades de polímeros como temas principais, com início em 7 de maio.

01/04/2025