Otimizar as operações realizadas nas linhas de produção da Embraer é um dos objetivos de uma parceria formada entre a empresa e a Toyota do Brasil (São Bernardo do Campo, SP), com matriz no Japão, que também incluiu a otimização da fabricação de peças para aeronaves comerciais como, por exemplo, asas para jatos, produzidas na Unidade Ozires Silva, em São José dos Campos (SP). 

 

A busca por melhorias faz parte de um consórcio estabelecido pelas duas companhias no ano passado, o que consiste em uma nova etapa cujo tema central é a aplicação de fundamentos e conceitos do “Sistema Toyota de Produção” (do original, em inglês, Toyota Production System, TPS) nos processos produtivos da planta fabril da Embraer mencionada acima.

 

Foi informado à imprensa que o uso das diretrizes do TPS em uma das etapas de fabricação de asas para jatos comerciais E-Jets proporcionou uma redução de 50% do ciclo de produção, ao passo que houve redução de 17% do tempo total do processo produtivo desses tipos de peças. Nesse sentido, ainda conforme a Embraer, o ganho de eficiência foi de cerca de 20%.

 

Além disso, a equipe que está à frente do Programa de Excelência Empresarial Embraer atua na busca por melhorias nos processos produtivos da companhia. Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina, comentou mais sobre este assunto, enfatizando a importância da sinergia: “Essa parceria está envolvendo muita troca de experiências e fomentando ideias para soluções conjuntas, visando ao fortalecimento de operações da Embraer. É importante salientar que o foco também está no desenvolvimento de pessoas e na melhoria contínua”.

 

O vice-presidente executivo de operações da Embraer, Luís Carlos Marinho, complementou dizendo que “a interação contínua, o engajamento das equipes e o aprofundamento de conhecimentos foram fundamentais para a obtenção de resultados expressivos e para a potencialização da eficiência dos processos produtivos”. 

 

Utilizar energia de fontes renováveis em seu parque fabril também está nos planos da Embraer, o que, de acordo com a companhia, é uma de suas metas para o próximo ano. 

 

O contato com a Embraer pode ser feito pelo seu site, e com a Toyota pode ser feito pelo e-mail clientes@sac.toyota.com.br.

 

 

Imagem: Embraer/Divulgação. Da esquerda para a direita: Luís Marinho, Masahiro Inoue e Rafael Chang.

 

 

Leia também:

 

Congresso da indústria do aço acontece em São Paulo

 

Automóveis: mercado interno melhora e compensa perdas nas exportações

 

Estudo analisa o uso de aços estruturais resistentes à corrosão atmosférica

 

#Embraer #Toyota #OtimizaçãodaProdução #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias PI



Automatização da linha de pintura. Quando é o momento certo para investir?

Considerações sobre como a automatização de linhas de pintura eletrostática a pó pode aumentar a produção e a qualidade do acabamento de peças, e também sobre o retorno do investimento.

20/09/2024


Aços inoxidáveis e a cultura de proteção

Exemplos de como o uso de aço inox pode contribuir para a redução de gastos com prevenção à corrosão de metais.

26/08/2024


Locação ou compra de máquinas. Qual estratégia é mais eficiente?

Comentários sobre os benefícios proporcionados pelo aluguel e pela compra de máquinas industriais, e também a respeito dos atuais desafios da cadeia produtiva que podem ser considerados na tomada de decisão.

08/08/2024