O Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção (IPT) desenvolveu um robô industrial que integra ferramentas para a execução de três processos com a finalidade de unir, reparar ou funcionalizar peças e superfícies metálicas. O equipamento, um modelo disponível comercialmente, executa a estruturação por feixe de laser e também a soldagem por deposição a laser e a arco, de forma precisa, em componentes feitos de metal com dimensões de até 2.500 x 4.000 mm.

 

O cabeçote multitarefa é baseado em um sistema otimizado da Fronius Deutschland GmbH e foi integrado em um robô industrial com o objetivo de desenvolver cadeias de processos adaptáveis e eficientes em projetos de pesquisa e desenvolvimento, juntamente com a indústria, que possam ser integrados de maneira econômica em ambientes de produção existentes.

 

As aplicações incluem a produção, o revestimento e o reparo de componentes metálicos em uma ampla superfície de trabalho e com a alta mobilidade do braço do robô, que permitem acomodar itens como pás de rotores de usinas hidrelétricas. Uma combinação das tecnologias também é possível sem a necessidade de fixar novamente o componente: trocando o cabeçote de processamento é possível combinar um processo aditivo como soldagem por deposição a laser, e um ablativo, como a estruturação.

 

Para poder competir com os sistemas de alta precisão já existentes, o cabeçote de estruturação do laser foi otimizado para detectar automaticamente desvios de posição e corrigí-los de forma independente. Para a soldagem por deposição a arco, o Fraunhofer IPT está atualmente desenvolvendo e testando planejamento de trajetória totalmente digitalizado. Neste caso, um software de planejamento vai detectar e compensar automaticamente as flutuações do processo usando dados obtidos de sensores integrados e processados e usando algoritmos de aprendizagem de máquina.

 

 

Imagens: Fraunhofer

 

 

Leia também:

 

Estampagem profunda. Monitoramento e simulação melhjoram a qualidade das peças

 

Uso de IA na indústria aumentou em 2022

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


IA é recurso principal em novo sistema de controle de robôs industriais

Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

30/10/2024


Eficiência energética movida a dados

Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.

21/10/2024