Dois novos grades de etileno acetato de vinila (EVA) provenientes de materiais reciclados passaram a fazer parte da plataforma Wenew da Braskem. O lançamento feito pela companhia traz como proposta o incentivo à economia circular no que tange ao uso de polímeros produzidos a partir de matéria-prima reciclada.

 

Sendo os primeiros grades do gênero lançados no mercado brasileiro, esses materiais compostos – obtidos a partir da reciclagem de aparas que são material excedente da indústria calçadista – apresentam propriedades que fazem com que eles sejam recomendados, de acordo com a Braskem, para aplicações na fabricação de novos calçados e também de artigos esportivos. 

 

No que diz respeito às propriedades das soluções em EVA, a empresa informou à imprensa que os produtos finais feitos a partir daí podem apresentar alta resistência mecânica, principalmente em se tratando da resistência a esforços físicos requerida na fabricação de, por exemplo, palmilhas para tênis, tapetes para a prática de yoga e tatames para academias especializadas em artes marciais, entre outros.

 

Além disso, um dos novos grades é indicado para aplicações na fabricação de entressolas e unissola de calçados, o qual traz em sua composição não somente matéria-prima reciclada, mas também 30% de resina proveniente do processamento da cana-de-açúcar. 

 

Comentando mais sobre os objetivos alinhados ao lançamento dos grades de EVA reciclado, Fabiana Quiroga, diretora de economia circular da Braskem na América do Sul, disse que as novas soluções “vão contribuir também para a jornada ESG de nossos parceiros, uma vez que oferecem oportunidade de desenvolvimento mais sustentável aos clientes, transformadores e brand owners, resultando em uma menor emissão de carbono, quando comparado com as resinas de origem fóssil”.

 

Também foi informado à imprensa que os grades recém-lançados apresentam propriedades similares às de resinas de origem fóssil.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo ecossistema de economia circular Wenew. 

 

Imagem: Freepik.

 

Leia também:

 

Indústria e pesquisa aplicada: um caminho para recuperar a produtividade

 

Universidade estuda biodegradação de filmes compostáveis no solo durante 180 dias

 

#Braskem #EVAreciclado #NovosGrades #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Ohxide lança plataforma de dados do setor de plásticos

A consultoria passou a dispor de uma plataforma com dados e análises da indústria de plásticos, de reciclagem e petroquímica.

01/04/2025


Radici inaugura nova fábrica em São Roque

A desenvolvedora de compostos de poliamida de origem italiana mudou as suas instalações de Araçariguama para São Roque (ambas cidades paulistas, inaugurando uma nova fase das atividades da empresa no Brasil.

21/03/2025


Trump reabilita os canudos plásticos

Com a frase de efeito “Back to plastic!”, o presidente norte-americano anunciou o fim da restrição à fabricação e uso de canudos plásticos e agradou representantes dessa cadeia industrial.

11/02/2025