As empresas suecas Vattenfall e SSAB iniciaram uma colaboração intensiva para converter a indústria siderúrgica para a produção de aço livre de combustíveis fósseis. Ambas encabeçam, desde 2016, a iniciativa Hybrit, que tem o objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono na produção do aço.

 

A Vattenfall, especialista em energias renováveis, utiliza os aços de alta resistência em diferentes componentes para os seus projetos e deverá ter acesso ao aço livre de combustíveis fósseis da SSAB já no próximo ano, usando-os em aplicações como postes de eletricidade, usinas hidrelétricas, estruturas de ancoragem para turbinas eólicas onshore e partes de fundações para turbinas eólicas offshore.

 

A empresa exigirá de seus fornecedores que, a partir de 2030, pelo menos 10% do aço adquirido seja livre de combustíveis fósseis. A colaboração com a SSAB inclui a avaliação do ciclo de vida para calcular as emissões de CO2 ao longo da cadeia de produção e uso dos aços.

 

A Vattenfall e a SSAB estão entre os fundadores da First Movers Coalition, um consórcio de empresas que aproveitam o seu poder de compra para descarbonizar setores com elevados níveis de emissões de CO2. O novo acordo é consistente com o objetivo dessa coligação de adquirir uma maior quota de novas tecnologias que serão fundamentais para alcançar a neutralidade climática.


 

Fonte e foto: SSAB


 


 

Leia também:


 

Convênio para reaproveitar CO2 na produção de aços


 

Programa de eficiência energética para a indústria segue com inscrições



Mais Notícias PI



Laser azul de 6kW é lançado pela Laserline

A empresa alemã anunciou o lançamento de um sistema a laser de diodo azul com potência de 6 kW, indicado para o processamento de cobre por manufatura aditiva.

18/11/2024


Soldagem livre de contaminantes

Escâner desenvolvido por instituto alemão detecta contaminantes em superfícies metálicas que podem prejudicar processos de soldagem e colagem.

18/11/2024


IA é recurso principal em novo sistema de controle de robôs industriais

Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

30/10/2024