A alemã Gühring, que tem unidade brasileira em Salto (SP), desenvolveu uma linha de fresas especiais para a usinagem de moldes e matrizes, com o objetivo de proporcionar um acabamento de alta precisão nesse tipo de ferramental.
As novas fresas, da linha G-Mold m foram criadas combinando um substrato ultraduro à geometria de núcleo estável e um perfil otimizado para os canais, além de um sistema novo de revestimento. Essa combinação, de acordo com informações da empresa, ajuda a reduzir o deslocamento e o desgaste durante o fresamento, o que resulta em uma precisão de contorno na usinagem de materiais com dureza de até 65 HRC, além de aços-ferramenta de alta liga e fabricados por metalurgia do pó.
Como a fabricação de ferramentas e moldes envolve a usinagem de aços endurecidos e de alta resistência, a Gühring passou a utilizar um metal cerca de 200 HV mais duro e com grãos mais finos, o que assegura uma aresta de corte mais estável.
O sistema de revestimento também foi especialmente adaptado para a fabricação de moldes: um revestimento produzido e aplicado pelo processo de pulverização de magnetron por impulso de alta potência (HiPiMS) torna as superfícies da ferramenta extremamente lisas e mais resistentes ao desgaste.
A nova linha de fresas G-Mold μ cobre todos os processos de fresamento, incluindo o fresamento de cópia, acabamento e fabricação de insertos, assim como a execução de guias e bolsões em placas de moldes.
Imagens: Gühring
Leia também:
Aços com troca térmica otimizada podem reduzir o tempo de ciclo de injeção
Digitalização e sustentabilidade na fabricação de moldes
Mais Notícias PI
A consultoria passou a dispor de uma plataforma com dados e análises da indústria de plásticos, de reciclagem e petroquímica.
01/04/2025
A desenvolvedora de compostos de poliamida de origem italiana mudou as suas instalações de Araçariguama para São Roque (ambas cidades paulistas, inaugurando uma nova fase das atividades da empresa no Brasil.
21/03/2025
Com a frase de efeito “Back to plastic!”, o presidente norte-americano anunciou o fim da restrição à fabricação e uso de canudos plásticos e agradou representantes dessa cadeia industrial.
11/02/2025