A francesa Sidel, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), anunciou o desenvolvimento de um sistema de controle da espessura de garrafas de poli(tereftalato de etileno) (PET) chamado IntelliADJUST™, que funciona em circuito fechado. Baseado no uso de sensores industriais e algoritmos, elementos típicos do ambiente da indústria 4.0, ele garante a distribuição uniforme do material durante o processo de injeção-sopro e regula os principais parâmetros do processo de estiramento e aquecimento para evitar a distribuição desigual do material.
São feitas medições de espessura da parede com alta precisão, nos pontos mais representativos de cada garrafa (foto ao lado), usando quatro sensores interferométricos que operam com base na reflexão de luz infravermelha. Localizados no compartimento de transferência das garrafas, eles podem ser ajustados para atuar em três eixos (X, Y e Z), operando sob velocidades de até 90.000 garrafas por hora, comparando continuamente as medições de espessura com a distribuição esperada do material e ajustando automaticamente o processo em caso de desvio.
Todos os parâmetros IntelliADJUST™ são diretamente integrados a cada receita de trabalho constante das configurações da máquina, dispensando rotinas de calibração e permitindo a partida imediata após as trocas de moldes, adaptando automaticamente o posicionamento e os processos do sensor de acordo com cada receita.
Stéphane Menard, Gerente de Produto da Sidel, explicou que o IntelliADJUST™ mede a espessura da garrafa na linha, analisa e ajusta os parâmetros para garantir uma qualidade consistente, compensando quaisquer variações da linha de produção por meio de algoritmos que identificam desvios de espessura e corrigem automaticamente os parâmetros de aquecimento e sopro para garantir uma qualidade consistente e sem interrupções.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagens: Sidel
Leia também:
Robô industrial desenvolvido no Brasil
#Sidel
#sopro
#indústria40
Mais Notícias PI
Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.
11/03/2025
Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).
06/03/2025
A Yaskawa passou a comercializar um sistema que combina recursos para o controle de máquinas para fabricação de peças plásticas e robôs, além de dispositivos de segurança e interface homem-máquina (IHM).
19/02/2025