Adalberto Rezende, da redação.
O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) oferece cursos técnicos gratuitos que são recomendados para profissionais da indústria de manufatura, o que abrange treinamentos indicados para o setor metalmecânico como, por exemplo, o curso “Técnico em indústria 4.0”, além de treinamentos em segurança do trabalho, mecatrônica e desenvolvimento de sistemas.
Wolney Netto Júnior e Vanessa Petrilli Bavaresco, que integram o corpo docente da instituição, a qual faz parte do conglomerado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concederam entrevista à Corte e Conformação de Metais. Eles comentaram a respeito do conteúdo do curso sobre Indústria 4.0.
Conforme explicado pelos professores, o curso Técnico em indústria 4.0 – com modalidade B: Concomitância externa – é realizado no período noturno, e tem duração de dois anos. Outro fator comentado por eles é que o curso abrange a realização de estágio com duração de 300 horas, que é opcional. Wolney fez um breve panorama no que diz respeito aos objetivos desse e de outros cursos oferecidos pelo colégio, enfatizando o conhecimento acerca de tecnologias facilitadoras para a indústria: “Nossa ideia é formar profissionais que tenham conhecimentos sobre, por exemplo, o uso de software e hardware na automação de processos, assim como em robótica, simulação e integração de sistemas, internet industrial das coisas e segurança cibernética, entre outros”.
A professora Vanessa disse que o Colégio Técnico de Campinas realiza um processo seletivo e comentou sobre alguns requisitos referentes ao ingresso na instituição: “Os candidatos têm de ter concluído pelo menos o primeiro ano do ensino médio, ou estar matriculado em outra escola, a partir da segunda série, no ano de ingresso no Cotuca”.
Grade curricular do curso
A carga horária do curso Técnico em indústria 4.0 é de 1.312 horas. Os alunos terão acesso a conteúdo centrado em tecnologias digitais que podem ser utilizadas em parques fabris, além de manufatura aditiva (impressão 3D), computação em nuvem, realidade aumentada e Big data. Conceitos de sistemas de automação e gestão automatizada, remota, móvel e inteligente da produção também fazem parte do conteúdo preparado para os alunos.
Os professores entrevistados disseram que o curso é recomendado para profissionais e iniciantes que atuam na indústria e, inclusive, que trabalham no setor metalmecânico em áreas ligadas à fabricação de produtos a partir de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas metálicas. Também é indicado para estudantes que têm interesse em trabalhar em áreas ligadas a este setor.
Próximo processo seletivo
Os interessados em ingressar no Colégio Técnico de Campinas podem buscar mais informações nesta página. A agenda de feiras e eventos do setor metalmecânico você confere em nosso site. Em Artigos acadêmicos estão disponíveis trabalhos que abordam temas relacionados à cadeia produtiva de corte e conformação de metais.
___________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Jcomp, Freepik.
Leia também:
Mais recursos digitais para auxiliar processos industriais
Estampagem profunda. Sistema monitora a qualidade de peças em segundos
#Cotuca #Unicamp #CorteConformaçãoMetais #CursoTécnico
Mais Notícias PI
Considerações sobre como a automatização de linhas de pintura eletrostática a pó pode aumentar a produção e a qualidade do acabamento de peças, e também sobre o retorno do investimento.
20/09/2024
Exemplos de como o uso de aço inox pode contribuir para a redução de gastos com prevenção à corrosão de metais.
26/08/2024
Comentários sobre os benefícios proporcionados pelo aluguel e pela compra de máquinas industriais, e também a respeito dos atuais desafios da cadeia produtiva que podem ser considerados na tomada de decisão.
08/08/2024