O volume de plásticos reciclados usados na fabricação de peças para veículos aumentou em 40% entre 2021 e 2022, conforme apontou um estudo realizado pela MaxiQuim, solicitado pelo PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, um acordo estabelecido entre a Braskem e a Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico.

De acordo com o levantamento, 65 mil toneladas de resinas recicladas foram consumidas pela indústria automotiva em 2022, ante 47 mil toneladas consumidas no ano anterior. Esses dados são provenientes de um recorte do estudo “Monitoramento dos índices de reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo no Brasil”, realizado pela MaxiQuim.

 

Ainda de acordo com informações fornecidas à imprensa, segundo a MaxiQuim, a previsão é que o setor de plásticos automotivos em âmbito mundial poderá movimentar até US$68,6 bilhões até 2026. Também foi divulgado que até 2030 os plásticos reciclados usados na indústria automotiva podem chegar a representar 10% do total de materiais consumidos pelo setor.

 

Simone Carvalho, integrante do grupo técnico do PICPlast, comentou mais sobre alguns fatores positivos no que tange ao uso de plásticos reciclados na fabricação de autopeças: “A utilização de plásticos na produção de autopeças já representa um grande avanço para o setor em termos de custos. Quando se trata da questão da utilização de plásticos reciclados, o valor agregado é ainda mais evidente, considerando a circularidade de produtos no setor automotivo”.

 

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas no site da MaxiQuim. O uso de plasma atmosférico como auxiliar na transformação de resinas recicladas é tema de um estudo que pode ser acessado em nosso site, na seção Artigos técnicos. Leia também um estudo sobre o reaproveitamento de poliuretano fundido/termofixo como carga, em Artigos acadêmicos.

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagem: Senivpetro, Freepik. 

 

 

Mais notícias:

 

Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

 

Kraiburg lança TPE com 73% de conteúdo reciclado

 

#PICPlast #MaxiQuim #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Geração de empregos é destaque no setor de transformação de plásticos

Versão atualizada do “Perfil das indústrias de transformação e reciclagem de plásticos no Brasil” traz informações sobre os principais setores consumidores de resinas em 2023 e destaca a geração de 370 mil empregos pelo setor.

08/10/2024


A indústria às voltas com o tsunami de produtos chineses

Grupo que representa 13 setores industriais, incluindo a Abiplast, alerta para o risco da invasão de produtos chineses no mercado brasileiro, descrita como um “tsunami” e que pode causar o corte de cerca de 500 bilhões em investimentos nos próximos anos.

01/10/2024


Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

07/10/2024