Utilizar dados de produção para prever e até mesmo prevenir paradas de máquinas. Este é o objetivo do projeto “BOOST 4.0 – Big Data for Factories”, que une o Instituto Fraunhofer de Projeto Mecatrônico (IEM) e a fabricante alemã de autopeças Benteler na montagem de uma fábrica piloto para análise e utilização de dados industriais.
Como parte do projeto, a fornecedora automotiva internacional Benteler, que tem diversas unidades fabris no Brasil, registra e avalia sistematicamente dados de uma prensa hidráulica e de um transportador de material, utilizando-os para definir padrões no processo de produção. Com métodos de modelagem baseados em aprendizagem de máquina, os erros de máquina podem ser detectados muito antes de acontecerem.
Os dados obtidos na Benteler serão usados no desenvolvimento de um modelo de processo para a introdução da chamada “manutenção inteligente”, que requer uma visão holística de todos os componentes e processos. Além do desenvolvimento individual dos procedimentos de análise, informações provenientes de fontes como sensores ou dados de máquinas serão enriquecidas com conhecimento especializado sobre a funcionalidade e interação dos sistemas. Esses procedimentos serão então incorporados aos processos de fabricação e manutenção existentes para apoiar os funcionários na manutenção e inspeção das máquinas, evitando paradas operacionais.
A solução visa capacitar as empresas para prevenir interrupções, prever melhor os tempos de inatividade e tornar a gestão da produção mais eficiente.
_______________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Fraunhofer IEM
Leia também:
Uso de IA na indústria aumentou em 2022
Inspeção de aços com a ajuda da inteligência artificial
Mais Notícias PI
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.
18/11/2024