As linhas de produção do ramo de plásticos são compostas por diferentes tipos de equipamentos e sistemas cuja integração permite a obtenção de produtos com características diversas.
Entre o maquinário presente em parques fabris dessa área é comum a presença de chillers, equipamentos que têm como uma de suas funções o arrefecimento de líquidos e/ou gases que se circulam por meio de circuitos de refrigeração de injetoras, extrusoras e sopradoras, por exemplo.
A importância da execução desse tipo de operação consiste no mantenimento de gradientes térmicos inerentes a cada tipo de processo dentro de suas respectivas especificações. A excedência de temperatura pode causar danos tanto às máquinas quanto ao produto final.
Uma novidade neste segmento é o sistema de ar comprimido gelado (-35 ºC) CAC, capaz de refrigerar a parte interna de plásticos soprados (foto). Ele passou a ser produzido no Brasil pela Wachter Kommerz (Santana de Parnaíba, SP), empresa que representa a Blue-Air Systems (Áustria), companhia responsável pelo desenvolvimento do equipamento.
Três versões desse equipamento serão fornecidas inicialmente: CAC 120, com fluxo de ar de 68 a 120 Nm3/h, indicado para o arrefecimento interno de recipientes soprados que apresentem capacidade cúbica de até 15 L; CAC 180, que apresenta fluxo de ar de 120 a 180 Nm3/h, para itens que possam acondicionar até 30 L; e CAC 240, com fluxo de ar de 160 a 240 Nm3/h, indicado para galões/bombonas, por exemplo, com capacidade cúbica de 50 L.
Entre suas características técnicas também estão entrada e saída de ar comprimido com diâmetro de 25,4 mm, pressão máxima de 10 bar e consumo médio de energia elétrica de 2,2, 3,0 e 4,5 kW, correspondendo aos modelos mencionados respectivamente. Suas dimensões são de 650 x 1.074 x 1.015 mm. Ele também conta com sistema de refrigeração por água, cuja potência varia de 5,0 a 10,1 kW.
Uma demonstração do funcionamento dos equipamentos pode ser vista no vídeo a seguir.
De acordo com Edwin Wachter, diretor da Wachter Kommerz, é possível configurar um chiller CAC para atuar com até quatro máquinas sopradoras, o que deverá estar em concordância com o volume de produtos a serem confeccionados. Ele também falou sobre algumas vantagens proporcionadas pelo uso dos modelos dessa linha.
“Na fabricação de bombonas, por exemplo, um grande problema é a deformação do gargalo, e muitas empresas estão usando calibradores e sistemas complexos de pós-resfriamento. Pelo uso do CAC é possível eliminar esses sistemas, o que significa também diminuir custos de mão de obra”.
Ainda segundo o executivo podem ser encomendados chillers com dimensões diferentes das mencionadas anteriormente, e a companhia tem interesse em estabelecer parcerias para o desenvolvimento e comercialização de produtos na América Latina.
Também são fornecidos serviços de treinamento e assistência técnica, além de equipamentos complementares típicos de sistemas para refrigeração de máquinas do chão de fábrica.
Características da refrigeração
Antes de entrar no compartimento dos chillers CAC, o ar comprimido passa por um tratamento de secagem por adsorção, que consiste em ponto de orvalho inferior a -60 ºC, de acordo com a norma ISO 8573. Isso impede o congelamento de pontos de umidade que eventualmente possam estar presentes nas partes internas dos componentes envolvidos no processo (exemplo na ilustração a seguir).
De acordo com informações da empresa, o sistema é totalmente automático e todo o processo pode ser monitorado por meio de um microprocessador capaz de armazenar dados.
Mais informações sobre equipamentos de refrigeração para máquinas de processamento de plásticos, e seus fornecedores no Brasil e no mundo, podem ser consultadas em nossos guias.
Foto: Novo chiller para refrigeração interna de produtos soprados fornecido pela Wachter Kommerz
Conteúdo relacionado:
Setor de máquinas em recuperação
Eficiência energética no chão de fábrica
#WachterKommerz #Chillers #Refrigeração #Plásticos
Mais Notícias PI
Sistema de monitoramento em tempo real desenvolvido por empresa lituana inspeciona a produção de preformas com recursos de autoaprendizagem.
01/10/2024
As empresas Sikora e ConPro anunciaram uma parceria estratégica para a integração de sistemas de medição dimensional e de dosagem gravimétrica voltados para linhas de extrusão de tubos.
24/09/2024
Um equipamento para escaneamento 3D desenvolvido pela Hexagon possui uma terceira câmera que funciona como auxiliar para a realização de cópias digitais sem a aplicação de adesivos na superfície de peças plásticas.
19/08/2024