Uma linha de poliuretanos termoplásticos passou a ser aplicada na produção de armações para óculos pela Lubrizol, com matriz nos EUA. Foram desenvolvidos grades compostos por materiais que apresentam dureza de 77 Shore A e de 80 Shore D, os quais podem ser processados sob gradientes de temperatura de aproximadamente 90 °C e destinados à fabricação de peças com acabamento sensível ao toque (soft touch).

 

A série de polímeros é chamada de Estane VSN e apresenta propriedades que atendem a requisitos referentes à confecção de acessórios que podem ter contato com a pele, o que inclui resistência à ação de, por exemplo, suor, protetor solar e cosméticos. Além disso, as resinas podem ser processadas por meio de sobreinjeção, permitindo a obtenção de características distintas em uma mesma peça, que é também uma alternativa à fabricação de conjuntos comumente formados por componentes encaixados. De acordo com Ricardo Carvalho, gerente de desenvolvimento técnico para polímeros de engenharia da companhia, essa gama contém seis tipos de grades que apresentam propriedades diferentes, sendo cada um deles indicado à produção de peças específicas para óculos. Ele disse ainda que o uso desses materiais permite a obtenção de produtos com alta resistência mecânica, boa estabilidade dimensional e menor peso em relação aos tradicionais, além de uma melhor aderência a revestimentos e capacidade de “autocura” em caso de riscamento superficial – a armação deve ser submergida em água aquecida por aproximadamente 1 min, conforme recomendação da fabricante.

 

Em se tratando de estética, os TPUs são compatíveis com pigmentos e aditivos voltados para o acabamento de alto brilho ou de efeitos visuais, por exemplo. Também serão fornecidos polímeros desse tipo voltados para a confecção de lentes sem grau.

 

#tpu #poliuretano #termoplasticoemoculos #plastic



Mais Notícias PI



Aditivos permitem o uso de PET no envase de laticínios

Os agentes da linha Colormatrix Lactra, da Avient, atuam como bloqueadores de luz em embalagens para envase de laticínios, e permitem o uso do PET em substituição a embalagens multicamadas.

16/12/2024


Autopeça em PPS motiva prêmio de inovação

Equipes de desenvolvimento de tubo e difusor de um sistema de escape foram premiadas na competição anual da SPE por inovação no segmento automotivo.

16/12/2024


Garrafas de PET para vinho ganham espaço na Europa

A Alpla desenvolveu garrafas de PET para o mercado de vinhos, apostando em seu preço competitivo, menor impacto ambiental e praticidade no manuseio.

26/11/2024