A Sumitomo (SHI) Demag iniciou as atividades de seu centro de treinamento e showroom na cidade de Itu (SP), com a instalação de uma injetora elétrica que ficará totalmente disponível para a realização de cursos.


A empresa organizou uma agenda de cursos voltados inicialmente para clientes que necessitem treinar suas equipes. No entanto, aceitará também inscrições de pessoas que queiram se capacitar, independentemente de serem usuárias das máquinas da marca.

 

Os cursos tiveram início no mês de maio e são oferecidos nas modalidades Operação e programação NC 10 - nível básico, Operação e programação NC 10 - nível avançado e Manutenção Elétrica e Mecânica NC-10 – injetoras elétricas. Para o módulo básico, a carga horária é de três dias úteis, ao passo que para os demais é de dois dias. As inscrições incluem apostila impressa, almoço e coffee-break , podendo ser solicitadas pelos e-mails fabio.muzzi@shi-g.com monica.pimenta@shi-g.com.

 

Os próximos treinamentos estão previstos para os meses de julho, agosto, setembro e outubro, com um breve recesso no período da feira Interplast, que acontece entre 13 e 16 de agosto, em Joinville (SC). Michel Carreiro, gerente geral da Sumitomo-Demag (foto), explicou que a partir do próximo ano haverá mais opções de datas, com a chegada de uma nova máquina fabricada na Alemanha.

 

Com relação à importância do conhecimento da operação das máquinas elétricas, Michel comentou que estes modelos atualmente são o carro-chefe da Sumitomo-Demag e possivelmente de outros fabricantes de equipamentos de alta performance: “nosso mix hoje consiste em 85% de modelos elétricos, para apenas 15% de modelos híbridos”.

 

As vantagens da opção pelos equipamentos elétricos estão relacionadas principalmente à sua eficiência energética, o que se tornou um fator primordial devido ao aumento dos custos de energia e do seu consumo intensivo nas fábricas de produtos plásticos.

 

Assim como ocorre em outros mercados, o Brasil passou por uma fase de transição, em que as máquinas elétricas eram mais caras por incorporarem uma nova tecnologia. Porém, nos últimos anos a fabricação de modelos elétricos ganhou escala e eles se tornaram mais acessíveis, a ponto de haver clientes brasileiros da Sumitomo-Demag que não mais utilizam máquinas hidráulicas.

 

Mercado e a Interplast

 

Sobre as atuais perspectivas de mercado, Michel comentou que as vendas continuam dentro da expectativa, e que a regulamentação da Lei da Depreciação Acelerada ainda não repercutiu nos planos da sua clientela.

 

A mesma moderação pauta a expectativa da empresa para a Interplast. Michel acredita que a feira voltará ao seu ritmo normal, após uma edição de muita euforia, em 2022, quando foi marcada pela retomada dos eventos presenciais no pós-pandemia. “É possível também que algumas empresas do Rio Grande do Sul tenham sua presença comprometida por estarem atuando na recuperação de parques fabris comprometidos pelas inundações do mês de maio", avaliou o gerente. 

 

Imagens: Sumitomo (SHI) Demag

 

 

Leia também:

 

Programa Inova Talentos oferece bolsas de estudo para cursos de engenharia

 

Escola LF inicia nova série de cursos híbridos para o setor de plásticos

 

 

#Sumitomo Demag



Mais Notícias PI



Injeção de plásticos assistida por gás

Wittmann desenvolve injetora que executa injeção assistida por gás e gera o próprio gás.

05/07/2024


Robô de 5 eixos para manipulação de produtos plásticos

Grupo francês desenvolveu um robô para automação de máquinas injetoras de até 900 toneladas de força.

05/07/2024


UCS realizará evento sobre materiais avançados em novembro

Eventos sobre tecnologia e novos materiais foram reorganizados tendo em vista a necessidade de reconstrução após as inundações que afetaram o Estado do Rio Grande do Sul.

04/07/2024