A estampagem de chapas metálicas e a laminação de aços estão entre os temas de uma série de cursos que estão com inscrições abertas, alguns deles com início previsto para o fim de julho e começo de agosto, e também para setembro de 2024. São treinamentos com formato on-line que estão sendo promovidos pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.
O curso “Fundamentos de estampagem” tem duração de 14 horas e é oferecido sob demanda pela Technnova. A grade curricular do curso é composta por aulas sobre processos de conformação de metais – dobramento, estiramento, embutimento –, fabricação de chapas, os tipos de chapas e aplicações realizadas no setor metalmecânico.
Este treinamento inclui ainda módulos sobre conformabilidade e fundamentos metalúrgicos, análise de deformações, tensão e curva de escoamento, além de estampagem de chapas para a obtenção de peças com formato complexo, modos de falha, ensaios de estampabilidade, simulação de processos, atrito e desgaste na estampagem, entre outros tópicos.
De 1 a 16 de agosto de 2024 será realizado o curso “Trefilação”, com duração de 24 horas. Os temas abordados neste treinamento abrangem os tipos de máquinas para trefilação – com e sem acumulação, por deslizamento e por tipo de lubrificação –, cálculos como redução aritmética e logarítmica, força de trefilação, análise cinemática de passes sucessivos e determinação do escorregamento. Também são abordadas as etapas de trefilação, decapagem química e mecânica, assim como o uso de equipamentos auxiliares, tais como fieiras e cassetes.
Antes, em 27 de julho, será iniciado o curso “Uso de inteligência artificial na previsão de propriedades metalúrgicas de produtos siderúrgicos”, que terá duração de 10 horas. Serão ministradas aulas sobre modelagem de processos industriais pelo uso de ferramentas de inteligência artificial (IA), as quais podem ser usadas para previsão de propriedades metalúrgicas de produtos laminados. Entre os tópicos do treinamento estão “Data Driven: o que é?”, “Análises versus relatórios”, “Redes neurais artificiais”, “Desenvolvimento de modelos para previsão de propriedades mecânicas de aços HSLA em laminador de perfis estruturais” e “Escoragem de bases”. A programação será estendida para temas relacionados ao uso de sistemas de aprendizagem de máquina (machine learning) e utilização de DataRobot.
Para 30 de setembro está previsto o início do curso “Fundamentos do processo de laminação”, que terá duração de 40 horas. O conteúdo será distribuído em sessões sobre os componentes de equipamentos de laminação, carga, torque e potência de laminação, e, ainda, a preparação de materiais que serão submetidos à laminação, mecanismos de deformação, endurecimento e amaciamento de metais.
Mais informações podem ser obtidas no site da ABM. Na seção Feiras e eventos em nosso site você tem acesso a informações sobre cursos e seminários do setor metalmecânico.
________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________
Imagem: Bedneyimages, Freepik.
Mais conteúdo:
Análise de falha em juntas soldadas de alumínio submetidas a colisões
Soldagem e seus fundamentos são temas de livro
#ABM #CursosOnline #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias PI
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
A ABM e a Editora Blucher lançaram um livro que tem a siderurgia como tema principal, mas que também aborda a produção de aços planos e longos, além de otimização de processos produtivos.
31/10/2024
Fabricante de implementos rodoviários sediada em Itaquaquecetuba (SP) adquiriu a catarinense Sthall Master e investiu em maquinário para corte a laser e dobradeiras, visando aumentar a produção e passar a fornecer conjuntos mais completos de componentes. Aumentar exportações também faz parte dos planos da companhia.
30/10/2024