Um quadro de bicicleta fabricado com plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono, o qual pesa 3,3 kg e não possui soldas, foi desenvolvido em parceria pelas empresas alemãs Igus e a Advanced Bikes, fabricante de bicicletas elétricas.
O quadro foi fabricado por injeção e consiste em uma peça única. Isso proporciona vantagens no que se refere à resistência a fraturas, as quais podem ocorrer em juntas soldadas de quadros fabricados com materiais convencionais, principalmente em se tratando de bicicletas utilizadas em competições esportivas. Neste caso, torções às quais o quadro é submetido, além de vibrações transmitidas a partir do impacto das rodas com o solo, levam ao desgaste de juntas soldadas.
Neste projeto também foi considerado o reuso dos materiais que compõem o novo quadro quando este chegar ao fim de sua vida útil. Assim, a ideia é que o quadro não seja descartado em cemitérios de bicicletas ou aterros, por exemplo, e sim seja triturado e convertido em resinas recicladas para a fabricação de outros componentes para bicicletas elétricas.
Novo quadro de bicicleta elétrica fabricado com plásticos reciclados e fibras de carbono. Imagem: Igus
Jan Philipp Hollmann, diretor de componentes para bicicletas da Igus, comentou que o quadro é parte integrante da bicicleta elétrica Reco Urban, indicada para ciclistas que queiram percorrer trilhas e estradas de terra, e também recomendada para o uso em centros urbanos. “O objetivo da Advanced Bikes era produzir um quadro feito 100% de materiais compostos e moldado por injeção. Como desenvolvemos e produzimos componentes como rolamentos lisos, terminais de rótula, engrenagens e rolamentos esféricos para o setor de bicicletas há mais de 30 anos, aceitamos imediatamente o desafio de apoiar a Advanced no projeto do quadro da bicicleta e assumir o desenvolvimento, a fabricação de ferramental e a produção”.
Helge von Fugler, fundador e diretor administrativo da Advanced Bikes, comentou sobre os objetivos que permeiam este projeto: “No futuro, também queremos desenvolver outros componentes recicláveis para bicicletas como bagageiros, aros, guidões e espigões de selim, fabricados por injeção. Essa é a única maneira de tornar uma bicicleta elétrica totalmente reciclável uma realidade".
Helge von Fugler, da Advanced Bikes, à esquerda, e Jan Philipp Hollmann, da Igus. Imagem: Igus
O ferramental de injeção usado para a fabricação do novo quadro foi desenvolvido pela Igus e possui vários componentes que foram concebidos de maneira a permitir que o quadro fosse moldado em uma única peça.
Além disso, as partes envolvidas no projeto salientaram que o quadro de plástico reciclado, diferentemente de seus equivalentes fabricados com materiais convencionais, pode ser submetido à lavagem e pode ser submerso – em situações que requeiram a passagem por riachos rasos, em competições de mountain bike, por exemplo –, já que o material composto não oxida.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Temas relacionados:
Medição do teor de agente estabilizante em plásticos reciclados durante a formulação
A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas
#Igus #AdvancedBikes #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Dispositivos médicos implantáveis são a principal aplicação da linha de materiais avançados da Syensqo.
12/11/2024
A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.
07/10/2024
Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.
17/09/2024