A Engel Austria, que tem unidade brasileira em Cotia (SP), anunciou a ampliação do seu centro técnico na cidade de Sankt Valentin, na Áustria, com uma das maiores máquinas injetoras de seu portfólio: a duo 5500 combi M, que tem força de fechamento de 55.000 kN, medindo 32 metros de comprimento, 13 metros de largura, 6,8 metros de altura e pesando 545 toneladas.

 

A empresa pretende utilizar a máquina para pesquisar tecnologias e componentes em dimensões novas, em colaboração com clientes e parceiros. Ela acomoda moldes com peso de até 150 toneladas, possibilitando a injeção de peças de até 42 quilos.

 

A máquina de última geração foi desenvolvida para atender às megatendências na fabricação de automóveis, tendo em vista que esta indústria utiliza peças plásticas cada vez maiores para reduzir o peso dos veículos, melhorar a eficiência de combustível e reduzir os custos de produção.

 

Os plásticos, além de oferecer flexibilidade de projeto e resistência à corrosão, permitem a integração de elementos funcionais e reduzem o número de peças individuais necessárias, e o novo centro da Engel vai possibilitar novos desenvolvimentos nesta área, com a possibilidade de efetuar combinações de materiais e tecnologias já consolidadas pela empresa austríaca, tais como o revestimento de peças visíveis com poliuretano (clearmelt); a moldagem por injeção de espuma para construção leve e redução de empenamento (foammelt); processos com fibra de vidro longa (organomelt); moldagem por injeção por compressão (coinmelt); peças ópticas de alta qualidade feitas de plástico transparente (optimelt); moldagem por injeção multicolorida (combimelt) e injeção de filmes decorativos/funcionais (foilmelt).

 

A duo 5500 combi M possui duas unidades de injeção horizontais móveis (combinadas e operáveis individualmente) e é equipada com dois robôs articulados da Engel de seis eixos. Para aplicações de PU são utilizados sistemas da Cannon, sendo um para aplicações de pequeno volume e outro para aplicações de alto volume.

 

O equipamento permite desenvolver projetos de clientes em condições reais, incluindo testes de ferramentas e materiais, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias de fabricação. Os testes iniciais estão programados para começar em breve. Empresas interessadas poderão reservar as instalações através do seu representante local de vendas da Engel.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________


Imagens: Engel

 

 

 

Notícias relacionadas:

 

Automação de baixo custo é o foco da nova unidade da Igus no Brasil

 

Locação de máquinas auxiliares para o setor de plásticos

 



Mais Notícias PI



Sensores de pressão menores e mais precisos

Sensor de cavidade com apenas 1 mm de diâmetro será exibido pela Kistler na feira Fakuma, na Alemanha. Acessórios visam tornar a produção de peças plásticas mais controlável e com menos defeitos.

03/09/2024


Fakuma terá nova edição na Alemanha

Feira internacional vai reunir empresas do ramo de tecnologia para fabricação de produtos plásticos.

03/09/2024


Produção de embalagens flexíveis aumentou em 2024

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que a produção de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 5,6% no primeiro semestre de 2024, em comparação com 2023.

03/09/2024