A italiana BLM Group, que tem unidade brasileira em Guarulhos (SP), anunciou mudanças no seu software de processamento de chapas metálicas. Anteriormente denominado ProTube, ele teve o seu nome alterado para Prometheus, e passou a funcionar como plataforma única para todas as linhas de máquinas para fabricação metálica do grupo, incorporando recursos que auxiliam na implementação das tecnologias da indústria 4.0.
Paolo Benatti (foto), diretor técnico da Divisão de Software da BLM, comentou a recente mudança afirmando que o ProTube Enterprise é o sistema de gerenciamento da manufatura (MES, de manufacturing execution system) desenvolvido pela divisão de software da empresa para o gerenciamento da produção das máquinas de processamento, corte e dobra de tubos, mas o sistema está sendo ampliado para abranger também o trabalho com chapas metálicas e funcionar como uma única interface de comunicação com o ERP do cliente, com capacidade de gerenciamento de pedidos e trabalhos, além de planejamento e monitoramento.
"A extensão do gerenciamento da produção para o corte a laser de chapas metálicas representa um grande avanço na oferta de soluções integradas. Por meio de um único sistema, o cliente tem uma visão completa e unificada de todos os processos de produção, independentemente da tecnologia utilizada. Isso permite maior flexibilidade e facilidade no planejamento e na execução de pedidos”, comentou Benatti.
O Prometheus integra novos módulos, mas permanece o mesmo em termos de aparência e operação. Além dos aplicativos usados nas estações de trabalho dos clientes, o sistema possui interface web, de modo a permitir o monitoramento rápido e direto no chão de fábrica, exibindo em tempo real o status das máquinas, os materiais e os lotes que estão sendo processados e o progresso da produção.
Quando um novo trabalho é criado, o sistema é capaz de fornecer estimativas baseadas em dados estatísticos reais, pois tem a memória histórica de como a máquina trabalhou no passado, garantindo alta precisão das estimativas de tempo e custo.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: BLM
Notícias relacionadas:
Mais Notícias PI
A empresa alemã anunciou o lançamento de um sistema a laser de diodo azul com potência de 6 kW, indicado para o processamento de cobre por manufatura aditiva.
18/11/2024
Escâner desenvolvido por instituto alemão detecta contaminantes em superfícies metálicas que podem prejudicar processos de soldagem e colagem.
18/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024